28 março, 2024

Últimas:

Governo dos EUA diz que não sabe explicar 140 eventos com óvnis

Anúncios

O governo dos Estados Unidos ainda não tem resposta para os mais de 140 relatos ligados a objetos voadores não identificados — conhecidos pela sigla óvni —, informou um relatório divulgado nesta sexta-feira (25).

Desses casos, 18 relatos são de “padrões incomuns de movimento ou de características de voo”. Isso pode significar, por exemplo, objetos que apareceram voando sem nenhum tipo de propulsão ou com velocidade acima das capacidades tecnológicas encontradas atualmente (leia 5 hipóteses levantadas mais adiante nesta reportagem).

Anúncios

Ou seja, as autoridades americanas não observaram ligações desses fenômenos com atividade extraterrestre, mas admitem que novos estudos serão necessários.

“Neste momento, falta informação suficiente em nossa base de dados para atribuir incidentes a situações específicas”, diz o relatório.

Anúncios

Na semana passada, o ex-presidente Barack Obama disse à rede americana CBS que existem muitos registros oficiais sobre óvnis, mas que eles não possuem um padrão de voo facilmente explicável.

5 possíveis explicações

No relatório, as autoridades americanas explicam que há 5 possíveis explicações para fenômenos relacionados a óvnis. Segundo o texto, quando as respostas para os casos relatados forem encontradas, elas cairão em uma das categorias listadas abaixo:

  1. Objetos dispersos no ar — podem ser pássaros, balões ou mesmo sacos plásticos que enganam radares
  2. Fenômenos atmosféricos naturais — cristais de gelo, vapor ou até flutuações térmicas que acabam captados por equipamentos infravermelhos
  3. Tecnologias em desenvolvimento — inclui sistemas ainda confidenciais desenvolvidos pelo governo ou por empresas americanas
  4. Sistemas estrangeiros adversários — tecnologias desenvolvidas em países como Rússia e China, citados nominalmente pelo relatório dos EUA
  5. Outros — segundo o governo americano, alguns fenômenos relacionados a óvnis necessitam de novos conhecimentos científicos para serem analisados, com novas tecnologias. Por isso, não se enquadrariam nas demais categorias, neste momento

Questão de segurança nacional

Vista aérea do Pentágono, nos EUA, de 3 de junho de 2011 — Foto: Charles Dharapak/Arquivo/AP Photo
Vista aérea do Pentágono, nos EUA (Foto: Reprodução)

As autoridades americanas têm dado importância a esse tema como algo sensível para a segurança dos Estados Unidos. Tanto congressistas republicanos quanto democratas pedem esforços para elucidar essas aparições de óvnis.

Um dos temores, inclusive, é de que esses objetos sejam na verdade de algum país que rivalize militarmente com os EUA, como China e Rússia. Mas os investigadores, neste relatório, não encontraram nenhuma prova disso.

Fonte: Yahoo! – Foto: Departamento de Defesa dos EUA/Reprodução

Últimas

Solução IP Bluetooth Low Energy completa da VeriSilicon é totalmente compatível com especificação LE Audio

28/03/2024

Permite transmissão digital de áudio com maior qualidade em diversos aplicativos com menor consumo de energia...

Categorias