28 março, 2024

Últimas:

Furacão Ida atinge a costa dos Estados Unidos com ventos de mais de 200 km/h

Anúncios

O furacão Ida atingiu a costa dos Estados Unidos neste domingo (29) e provocou uma considerada tempestade extremamente perigosa de categoria 4. Ele tocou o solo do estado da Louisiana pouco depois do meio-dia local (14h de Brasília).

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla original) alertou para danos catastróficos pelos ventos e inundações perigosas na região.

Anúncios

“O extremamente perigoso furacão Ida, de categoria 4, toca o solo perto de Port Fourchon [160 km ao sul de Nova Orleans], Louisiana”, reportou o órgão. O Ida chegou ao sul da costa americana exatamente 16 anos depois da passagem do Katrina, que devastou a região em 2005.

As chuvas fortes já vinham afetando desde a manhã as ruas desertas de Nova Orleans, onde moradores colocaram tapumes nas janelas e fizeram bloqueios com sacos de areia. O Porto Fourchon foi diretamente afetado por ventos de aproximadamente 240 km/h.

Anúncios

Localizado no Golfo do México, Fourchon é a base terrestre do Louisiana Offshore Oil Port (LOOP), maior terminal de petróleo bruto de propriedade privada dos EUA, que interrompeu as entregas antes da chegada da tempestade. Isso porque as previsões indicaram possíveis impactos em suas áreas operacionais (leia, abaixo, mais sobre o LOOP).

O presidente Joe Biden considerou Ida “uma tempestade que ameaça vidas” e que “continua devastando tudo aquilo com o que faz contato”. Após uma reunião com encarregados federais de gestão de emergências, ele pediu que qualquer pessoa que esteja no caminho do furacão procure abrigo imediatamente e siga as recomendações oficiais.

A previsão é que o Ida se encaminhe rumo ao nordeste na manhã desta segunda-feira (30).

Veja, abaixo, fotos da passagem do furacão Ida pelos EUA:

Foto de 29 de agosto de 2021 em Nova Orleans, na Louisiana, mostra homem passando ao lado de estrutura destruída após a passagem do furacão Ida (Foto: Reprodução)
Foto de 29 de agosto de 2021 feita na cidade de Bay St. Louis, Mississippi, mostra um veículo parcialmente submerso após a passagem do furacão Ida (Foto: Reprodução)
Foto de 29 de agosto de 2021 mostra a cidade de New Orleans, Louisiana, no primeiro dia da chegada do furacão Ida, que provocou ventos de 240 km/h (Foto: Reprodução)
Foto de 29 de agosto de 2021 mostra a chegada do furacão Ida à cidade de New Orleans, Louisiana (Foto: Reprodução)

Fonte: Yahoo!

Últimas

Concurso oferece oportunidade para músicos de rua de SP

Concurso oferece oportunidade para músicos de rua de SP

28/03/2024

A quarta edição do Concurso de Música de Rua - Toca Aí! dará visibilidade para os...

Categorias