16 de julho, 2024

Últimas:

Franca bate Flamengo e conquista Champions League das Américas pela 1ª vez

Anúncios

O Franca é o campeão da Champions League das Américas (BCLA) de 2023. A taça foi conquistada na noite deste sábado, no ginásio Pedrocão, casa da equipe paulista que virou um verdadeiro caldeirão na vitória sobre o arquirrival Flamengo por 88 a 79.

Capitão Lucas Dias levanta troféu da Champions das Américas (Foto: Marcos Limonti/Sesi Franca)

Foi o primeiro título da história do Franca na BCLA em uma temporada repleta de feitos do clube, que bateu o recorde de vitórias seguidas do basquete brasileiro – são 46 jogos de invencibilidade até o momento. Na disputa pelo terceiro lugar neste sábado, o Minas venceu o Quimsa, da Argentina, por 94 a 81.

Anúncios

O ala Gui Deodato foi o cestinha do jogo e melhor jogador do Flamengo na partida, com 25 pontos marcados. Pelo time francano, o armador Georginho e o pivô Lucas Mariano marcaram 16 pontos cada. Lucão, inclusive, foi eleito pela organização do torneio como melhor jogador do campeonato (MVP).

Lucas Mariano foi um dos destaques do título francano sobre o Flamengo e levou o troféu de MVP do campeonato (Foto: Marcos Limonti/Sesi Franca)

Em sua trajetória internacional, o Franca conta agora com 12 troféus. Além da Champions, o clube tem seis títulos sul-americanos (1974, 1975, 1977, 1980, 1990 e 1991), quatro pan-americanos (1993, 1994, 1997 e 1999), além de uma taça da Liga Sul-Americana, em 2018.

Anúncios

Campanha impecável

Foram dez jogos e dez vitórias da equipe paulista até o tão sonhado troféu de melhor das Américas pela Fiba. Na campanha, o Sesi deixou pra trás Universidad de Concepción-CHI e Obras Sanitárias-ARG, na primeira fase. Nos playoffs, despachou o Peñarol-URU, e na semifinal derrotou o Quimsa-ARG, antes de bater o Fla na grande decisão.

Torcedor do Franca faz a festa no Pedrocão na final da Champions League (Foto: Marcos Limonti/Sesi Franca)

O Franca é o terceiro time brasileiro campeão da Champions League das Américas – o Flamengo faturou o título de 2021 e o São Paulo o de 2022. Também foram campeões continentais Bauru, Brasília e Pinheiros quando a competição ainda se chamava Liga das Américas.

A vitória na BCLA dá ao clube francano a chance de disputar a Copa Intercontinental da Fiba (Federação Internacional de Basquete), cuja próxima edição será entre 21 e 24 de setembro, em Singapura.

Os times

Franca: Georginho, David Jackson, Jhonatan Luz, Lucas Dias e Lucas Mariano.
Entraram: Mike Smith, Márcio e Santiago Scala.

Elenco do Franca, campeão da Champions League das Américas (Foto: Marcos Limonti/Sesi Franca)

Flamengo: Penka Aguirre, Ricardo Fischer, Gabriel Jaú, Martin Cuello e Rafael Hettsheimeir.
Entraram: Gui Deodato, Jose Vildoza, Rafa Mineiro, Olivinha, Andres Ibarguen e Lucas Martinez.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Conselho Federal de Medicina ressalta que o PMMA é seguro quando utilizado por profissional qualificado ...

Categorias