19 março, 2024

Últimas:

Foguete chinês que deve cair na Terra é visto no céu de Santa Catarina; Assista ao vídeo

Anúncios

O foguete chinês, sem controle que deve cair na Terra neste final de semana, foi visto no céu catarinense. Câmeras de monitoramento de uma estação em Monte Castelo, no Norte do estado, registraram o objeto passando pouco após as 18h30 de sexta-feira (7).

Segundo Marcelo Zurita, diretor técnico da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o foguete foi observado entre quinta (6) e este sábado (8) também no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, além de Santa Catarina.

Anúncios

“A gente tem certeza que é o foguete. Primeiro que já era para passar pela posição e horário que passou e dá para ver nas imagens uma variação de brilho. Essa variação de brilho vem sendo observada e é partir dela que ficou claro que estava fora de controle. Quando está girando é porque não está estável em órbita”, explica.

O registro foi feito pela estação do astrônomo amador Jocimar Justino, que também integra a Bramon, e mora em Monte Castelo. “Devido a altitude que o objeto passou, naquela posição ainda estava recebendo a luz direta do sol. O que vemos é o sol refletido nele, é como se estivesse um espelho girando”, detalha.

Segundo Zurita, a imagem feita em Santa Catarina é uma das melhores observadas até o momento. “A gente viu diversos registros pelo país e este do Jocimar é um dos melhores que pega boa parte da trajetória e bem clara”, detalhou especialista. Ele diz que com a aproximação a Terra, o foguete deve ser visto cada vez mais brilhante.

Anúncios

O país asiático colocou em órbita o primeiro módulo de sua estação espacial em 29 de abril. É a primeira parte deste foguete, atualmente em órbita, que deve retornar à Terra. O objeto está perdendo altitude gradualmente e seu ponto exato de queda ainda é desconhecido.

A China e muitos especialistas consideram, porém, a hipótese de danos na Terra mínima – veja no vídeo abaixo.

G1

Últimas

NetApp capacita clientes a “Conversar com Seus Dados” de forma segura em colaboração com a NVIDIA

18/03/2024

A nova integração libera exabytes de dados para IA geradora segura e privada em toda a...

Categorias