20 abril, 2024

Últimas:

FMB/Unesp inaugura Unidade de Pesquisa em Saúde Coletiva em Botucatu

Anúncios

No dia 30 de novembro, foi realizada a inauguração da Unidade de Pesquisa em Saúde Coletiva (UpeSC) da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). A solenidade contou com a presença dos diretores da FMB (professor Pasqual Barretti – diretor – e professora Maria Cristina Pereira Lima, a Kika, vice-diretora), professores, funcionários e alunos do câmpus de Rubião Jr. O prédio fica situado no estacionamento do anexo pêssego, próximo a Unidade de Pesquisa Clínica (Upeclin).
A coordenadora geral da UPeSC, professora Margareth Ap. Santini de Almeida, falou sobre o processo de instalação da Unidade no câmpus, lembrando que em dezembro de 2011 foi encaminhada a diretoria da FMB uma proposta de criação da UPeSC. “A inauguração desse prédio não é o final de uma proposta de projeto coletiva, acredito que é um processo no qual cada um de nós, docentes, pesquisadores, alunos e servidores têm que atuar para qualificar cada vez mais a pesquisa em nossa Instituição”, disse.
O diretor da FMB, professor Pasqual Barretti, destacou que mesmo diante das dificuldades enfrentadas no serviço público “nada resiste as boas ideias, boas parcerias e a determinação de um grupo de pessoas” para a concretização de ações. O dirigente parabenizou o grupo de profissionais que esteve envolvido no processo de consolidação da UpeSC. 
A vice-diretora da FMB, professora Maria Cristina Pereira Lima (Kika), disse que a UPeSC é uma demonstração de que pesquisa é algo mais abrangente do que seu caráter experimental (experiências com animais em laboratórios). “Se esse foi um trabalho coletivo, de se ter uma boa ideia e cuidar dessa ideia para que ela se tornasse uma estrutura, convido as pessoas a pesquisarem, fazerem parcerias, estabelecerem projetos”, ressaltou. “Agora que temos um espaço físico, temos um espaço para reunir as pessoas e trocar ideias”, finalizou.
Os professores Luis Carlos Giarola, Antônio Luiz Caldas Jr e Antônio de Pádua Pithon Cyrino, do Departamento de Saúde Pública da FMB, também discursaram resgatando episódios da história da Instituição que apontam os avanços obtidos para a viabilização da UpeSC.
Sobre a UPeSC
A Unidade de Pesquisa em Saúde Coletiva (UPeSC) é uma unidade supradepartamental e multiusuária dedicada à pesquisa científica em saúde coletiva da FMB. Tem por objetivo fornecer subsídios operacionais e apoio metodológico para atividades de pesquisa na área de saúde coletiva, contribuindo para a produção científica qualificada nesta área.  
A UPeSC é constituída por quatro Núcleos Temáticos:
I – Pesquisa em Política, Planejamento, Avaliação e Gestão em Saúde;
II – Núcleo de Pesquisa Epidemiológica;
III – Núcleo de Pesquisa Qualitativa;
IV – Núcleo de Metodologias Emergentes;
Com Assessoria

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias