20 abril, 2024

Últimas:

Finlândia elege a primeira-ministra mais jovem de sua história

Anúncios

O Parlamento da Finlândia elegeu neste domingo (8) a mais jovem primeira-ministra da história do país. Sanna Marin (foto), de apenas 34 anos, foi ministra dos Transportes e é membro do Partido Social-Democrata (SDP).

A futura chefe de governo venceu a votação com uma margem apertada. Ela vai substituir Antti Rinne, que renunciou na terça-feira (3), após ter perdido a confiança do Partido Centrista, aliado da coalizão governamental, devido à forma como gerenciou a greve dos Correios.

Anúncios

O país nórdico é uma república parlamentar com presidente e primeiro-ministro: O chefe de Estado é eleito a cada seis anos e atualmente a presidência é de Sauli Niinistö. Já o governo, chefiado por um primeiro-ministro, está formado por uma coalizão de cinco partidos na qual os social-democratas são maioria.

“Temos muito mais trabalho a fazer para recuperar a confiança”, disse Marin à imprensa. “Nunca pensei em minha idade ou gênero. Penso nas razões pelas quais entrei na política e naquelas coisas pelas quais ganhei a confiança do eleitorado.”

Anúncios

Marin se tornou, ainda, a líder de governo mais jovem do mundo, à frente do primeiro-ministro ucraniano, Oleksiy Honcharuk, que tem 35 anos.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias