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O segundo semestre escolar é marcado por mudanças, mais responsabilidades, é visto também como um semestre mais puxado e, geralmente, nesses dois últimos meses de aula as crianças já demonstram cansaço pela rotina escolar.
É bastante comum vermos nessa época, pais se tornando muito flexíveis, autorizando as crianças a faltarem das aulas com uma frequência maior ou deixando a rotina da casa mais frouxa. Essa é uma atitude pouco saudável para o desenvolvimento infantil, visto que as crianças precisam aprender a lidar com a frustração, aprender a lidar com as responsabilidades e dar conta de todas as atividades que foram determinadas a elas.
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Quando os pais flexibilizam uma rotina ou quando aceitam as imposições a respeito de faltas escolares ou não participação nas atividades extraescolares, mostram com essa atitude que essa função/atividade não é importante, e retiram da criança a responsabilidade que compete a elas. Também nessa fase, está em processo a formação do caráter e os pais precisam servir de modelos positivos para a plena formação. O caráter é uma reação àquilo que foi experimentado na infância. Cada caráter é único porque cada experiência é única.
Caráter é a maneira a qual a pessoa se apresenta e se comporta em suas relações. É a atitude psíquica particular em direção ao mundo externo, específica a um dado indivíduo. É determinado pela disposição e pela experiência de vida. Então nesse momento, apesar de todo cansaço e irritabilidade, que muitas vezes vem acompanhada, é de extrema importância que os pais apoiem, favoreçam e estimulem os estudos, que a rotina ao ser flexibilizada não aconteça de forma totalmente liberal, se existe a necessidade de alguma flexibilização de rotina, que ela entre como exceção, não como regra da casa. Faça a criança entender que os 10 meses letivos são de total responsabilidade dela e não é porque está cansada, ou porque o ano está acabando ou porque ela já tirou as notas que precisava, que pode deixar de participar ativamente das atividades escolares ou faltar da escola.
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Mostrem que apesar do cansaço, estudar é positivo, que apesar da falta de vontade é necessário e recompensador. Essas atitudes dos pais fortalecem o caráter, incentivam as responsabilidades e ajuda a formar crianças com tolerância à frustração e com compreensão do mundo que está inserida.
* Raquel A. Bertani é Psicóloga com atuação em: Problemas de comportamento infantil; Dificuldades de aprendizagem; Avaliações psicológicas; Psicoterapia; Especialista em Psicologia do Trânsito (medo de dirigir, estresse pós traumático e orientação para psicotécnico). Telefones: (14) 99752-2303 • 3354-0760 • 3361-0171