Fiel atravessa brasa da fogueira de São João em Bocaina; veja vídeo

Na madrugada desta quinta-feira (23) para sexta-feira (24) a tradicional Festa de São João voltou a ser realizada de forma completa em Bocaina (SP).

Travessia pelas brasas da fogueira é o ponto alto da Festa de São João em Bocaina — Foto: Fernando Savioli / TV VTEM
Travessia pelas brasas da fogueira é o ponto alto da Festa de São João em Bocaina (Foto: Fernando Savioli / TV TEM)

Depois de duas edições com restrições devido à pandemia de Covid-19, a festividade, que é realizada há mais de 130 anos na cidade, contou com todas as atrações na Praça da Matriz, inclusive a travessia pelas brasas da fogueira de São João.

Cumprindo a promessa pela 15ª vez, o segurança Lúcio Agnaldo Scare passou mais uma vez pelo braseiro.

Veja o vídeo.

Em 2020, no primeiro ano da pandemia, ele saiu da cidade onde mora, Mineiros do Tietê, para cumprir a promessa mais uma vez, somente ele e um outro fiel fizeram a travessia apesar da festa ter sido cancelada.

“A fé é uma coisa que alimenta o corpo, eu saio daqui como se tivesse ganho na loteria. Essa é a sensação, é como ganhar na loteria”, afirma o devoto de São João.

Outros fiéis também cumpriram a travessia pelo tapete de brasas. Uma ambulância do Samu estava na retaguarda, umas das moradoras que atravessou a fogueira teve queimadura de segundo grau segundo, de acordo com os paramédicos, mas recusou atendimento. Já os pés de Lúcio pareciam intactos.

“Tem que ter fé e muita fé mesmo. As pessoas acreditam nisso, é bonito, é importante ver que as pessoas tem devoção a São João Batista e nessa devoção tem o ato de coragem e, principalmente de fé, sem queimar os pés”, afirma o padre Daniel Valetim.

As festividades de São João seguem até o dia 10 de julho em Bocaina.

Lúcio faz a travessia na brasa da fogueira há 15 anos em Bocaina — Foto: Yonny Furukawa/TV TEM
Lúcio faz a travessia na brasa da fogueira há 15 anos em Bocaina (Foto: Yonny Furukawa/TV TEM)

Fonte: G1