19 abril, 2024

Últimas:

Festival de Cinema Francês entra em cartaz nesta quinta no Shopping Botucatu

Anúncios

Começa nesta quinta-feira (06) e segue até o dia 19 de junho a 10ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês, que traz novamente a Botucatu a recente safra da cinematografia francesa. A programação deste ano é composta por 16 títulos inéditos nas telonas brasileiras, além do clássico vencedor do Oscar “Cyrano de Bergerac” (1990), estrelado pelo lendário ator Gérard Depardieu no papel do personagem-título. As exibições do Festival Varilux acontecem na Cineflix, do Shopping Botucatu. O valor dos ingressos segue a tabela de preços praticada pelo cinema.

O Festival Varilux de Cinema Francês é um evento confirmado no calendário anual da Cineflix, uma vez que a rede participa da maratona de filmes franceses desde a primeira edição. “Temos uma ótima adesão do Varilux entre nossos espectadores, porque também assumimos como objetivo colocar o público em contato com produções que chegam ao Brasil com poucas cópias e geralmente ficam restritas aos grandes centros”, comenta o diretor de marketing da Cineflix, Juliano Tortelli.

Anúncios

Assim como nos anos anteriores, o Festival Varilux mantém a tradição de prevalecer uma grade diversificada, com longas-metragens indicados tanto para o público adulto quanto para jovens e crianças. A variedade também se encontra nos diferentes gêneros dos filmes presentes na programação, que vai da comédia ao drama, cinebiografia, romance, épico de guerra e animação.

Entre os destaques, “Filhas do Sol”, da diretora Eva Husson, se passa na Guerra do Curdistão e acompanha um batalhão composto apenas por mulheres soldadas. O filme foi um dos selecionados na corrida pela cobiçada Palma de Ouro no Festival de Cannes, a maior vitrine cinematográfica do mundo.

Anúncios

Também presente em Cannes, porém na mostra paralela Un Certain Regard, “Inocência Roubada” é co-dirigido por Andrea Bescond e faz sua estreia no Brasil pelo Festival Varilux. Autobiográfica, a produção aborda o espinhoso tema da pedofilia com um retrato delicado de como Andrea, depois de adulta, buscou se libertar dos traumas sofridos na infância.

Abuso sexual também é a temática central do drama “Graças a Deus”, de François Ozon. Baseado em um episódio verídico, o filme narra o infame caso de um padre francês acusado de molestar dezenas de meninos na década de 1980. “Graças a Deus” venceu o Urso de Prata no último Festival de Berlim e foi um estrondoso sucesso de bilheteria na França.

O Festival Varilux também exibe “Um Homem Fiel”, dirigido e protagonizado pelo famoso Louis Garrel. No entanto, se esta edição de 2019 tem um nome que lhe representa, é o da jovem atriz Adèle Haenel, que não só estampa o pôster de divulgação do festival, como também atua em dois filmes da programação: na comédia policial “Finalmente Livres” e em “A Revolução em Paris”, sobre os primeiros movimentos que culminaram na Revolução Francesa no final do século XVIII.

Para consultar os dias e horários de exibição de cada filme na Cineflix Botucatu, acesse cineflix.com.br/varilux.

Abaixo, confira os 17 títulos em ordem alfabética que compõem a programação da 10ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês.

AMOR À SEGUNDA VISTA

Sinopse: Da noite para o dia, Raphaël se vê mergulhado num mundo no qual nunca encontrou sua esposa Olivia. Como ele vai fazer para reconquistar a mulher da sua vida, que se tornou uma perfeita desconhecida?

ASTERIX E O SEGREDO DA POÇÃO MÁGICA

Sinopse: Asterix e Obelix precisam ajudar o velho druida Panoramix a encontrar um novo guardião para a poção mágica da Gália. Durante a viagem pela região, eles devem impedir que a receita mágica caia em mãos erradas, dando início a uma inesperada aventura.

ATRAVÉS DO FOGO

Sinopse: Franck é bombeiro de Paris. Ele salva pessoas, é feliz. Durante uma intervenção num incêndio, ele se sacrifica para salvar seus homens. Ao acordar num centro de tratamento de queimaduras graves, ele entende que seu rosto se derreteu nas chamas. Ele terá que reaprender a viver e aceitar a ser salvo agora.

BOAS INTENÇÕES

Sinopse: Sempre envolvida em uma série de trabalhos humanitários e causas sociais, Isabelle atua como professora de francês para imigrantes. Ao descobrir que seus alunos, na realidade, precisam de uma licença de habilitação, ela decide ajudá-los a passar na prova. Ao mesmo tempo, precisa lidar com a própria família que reivindica mais atenção.

CYRANO MON AMOUR

Sinopse: Dezembro de 1897, Paris. Edmond Rostand ainda não completou 30 anos, mas já tem dois filhos e muitas angústias. Desesperado por trabalho e há dois anos sem conseguir escrever, ele propõe ao renomado ator Constant Coquelin uma nova peça, uma comédia heroica, em verso. Assim começa a escrever essa peça na qual ninguém acredita, mas por enquanto, ele só tem o título: Cyrano de Bergerac.

OS DOIS FILHOS DE JOSEPH

Sinopse: Ivan é um menino de 13 anos que está descobrindo o amor. Ele tem como referências o pai, Joseph e o irmão mais velho, Joaquim. Mas ao saber que o irmão corre o risco de perder o ano na faculdade e que o pai decide abandonar sua estável carreira como médico para se tornar escritor, o garoto começa a repensar se esses são exemplos que quer seguir.

FILHAS DO SOL

Sinopse: Bahar é a comandante das Filhas do Sol, um batalhão composto apenas por mulheres curdas que atua ofensivamente na guerra do Curdistão. Ela e as suas soldadas estão prestes a entrar na cidade de Gordyene, local onde Bahar foi capturada uma vez no passado. Mathilde é uma jornalista francesa que está acompanhando o batalhão durante o ataque. O encontro entre as duas mulheres, dentro do cenário caótico que as cercam, irá mudar a vida de ambas permanentemente.

FINALMENTE LIVRES

Sinopse: Yvonne, jovem inspetora de polícia, descobre que o marido, o capitão Santi, herói local morto em combate, não era o policial corajoso e íntegro que ela pensava, mas um verdadeiro bandido. Determinada a reparar os erros cometidos por ele, Yvonne cruza o caminho de Antoine, injustamente preso por Santi durante oito longos anos.

GRAÇAS A DEUS

Sinopse: Alexandre, pai de família, descobre, por acaso, que o padre que abusou dele enquanto era escoteiro ainda prega junto às crianças. Ele inicia, então, um combate, ao qual se juntam, rapidamente, François e Emmanuel, também vítimas do padre, para “liberar a palavra” sobre o que sofreram e criam um grupo de apoio para aumentar a pressão na justiça por providências.

UM HOMEM FIEL

Sinopse: Marianne deixa Abel por Paul, seu melhor amigo e pai de seu futuro filho. Oito anos depois, Paul morre. Abel e Marianne voltam a namorar, despertando sentimentos de ciúmes tanto no filho de Marianne, Joseph, quanto na irmã de Paul, Eva, que secretamente ama Abel desde a infância.

INOCÊNCIA ROUBADA

Sinopse: Odette tem 8 anos, ela adora dançar e desenhar. Por que desconfiaria de um amigo dos pais que propõe a ela “brincar de cócegas”? Adulta, Odette dança sua ira, libera sua palavra e abraça a vida.

O MISTÉRIO DE HENRI PICK

Sinopse: Em uma estranha biblioteca no coração da Bretanha, uma jovem editora descobre um manuscrito extraordinário que imediatamente decide publicar. O romance se torna um best-seller. Mas seu autor, Henri Pick, um bretão fabricante de pizza que morreu dois anos antes, nunca teria escrito nada além de suas listas de compras, segunda a viúva. Convencido de que se trata de uma fraude, um famoso crítico literário decide liderar a investigação.

MEU BEBÊ

Sinopse: Héloïse é mãe de três filhos. Jade, sua “caçulinha”, acabou de fazer 18 anos e vai sair do ninho para continuar seus estudos no Canadá. Héloïse se lembra dos momentos compartilhados, de uma terna e profunda relação mãe-filha e antecipa tanto a partida que vai se esquecer de viver o presente.

O PROFESSOR SUBSTITUTO

Sinopse: Um professor, de um respeitado colégio, se joga da janela sob os olhares assustados de seus alunos. Seis deles não demonstram sentimento algum. Pierre, o professor substituto de francês, rapidamente nota o comportamento estranho deste grupo de seis alunos, que são extraordinariamente inteligentes e admirados por todos os professores. Da curiosidade à obsessão, Pierre tentará descobrir o segredo destes jovens.

QUEM VOCÊ PENSA QUE SOU

Sinopse: Abandonada pelo marido, Claire Millaud, de 50 anos, decide criar um perfil falso em uma rede social. Lá, ela atende por Clara, uma bela jovem de 24 anos. O avatar interage com o jovem Alex, que acaba se apaixonando por ela enquanto Claire, por trás das telas, também começa a ama-lo e ficar viciada, sem saber como se desfazer da própria mentira.

A REVOLUÇÃO EM PARIS

Sinopse: Em 1789, sob o reinado de Luís XVI, o povo francês rebela-se contra a monarquia e exige uma transformação na sociedade baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. A Revolução em Paris, cruza os destinos de homens e de mulheres comuns com figuras históricas. No coração da história, há o destino do rei e o surgimento da República.

CYRANO DE BERGERAC (CLÁSSICO DE 1990)

Sinopse: Poeta sentimental, filósofo emotivo e dualista hábil, Cyrano é apaixonado pela bela Roxanne, mas não a paquera por vergonha do seu grande nariz. Ao invés disso, ele escreve cartas de amor para o lento, mas charmoso Christian para que ele conquiste a mão da donzela. Ela acaba se apaixonando perdidamente pelo autor, mas não sabe que foram escritas pelo Cyrano.

Assessoria

Últimas

O Banco Popular lança uma nova campanha ‘We Follow Your Rhythm’ e introduz a marca sonora

18/04/2024

Anúncios Porto Rico é uma reconhecida plataforma global de talentos musicais, com uma variedade de ritmos...

Categorias