24 abril, 2024

Últimas:

Fenômeno que deixa nuvens coloridas chama atenção em Sorocaba; veja fotos

Anúncios

Uma nuvem colorida chamou atenção na manhã deste domingo (5), em Sorocaba (SP). O fenômeno meteorológico, chamado de “nuvens iridescentes”, foi registrado por volta das 10h.

Nuvem colorida é registrada em Sorocaba (Foto: Arquivo Pessoal/Fernando Negrão Duarte)

Segundo o professor universitário Fernando Negrão Duarte, há anos ele costuma tirar fotos do nascer e pôr do sol da janela do apartamento. Porém, ao acordar neste domingo, se surpreendeu ao ver as cores no céu.

Anúncios

“Me surpreendi ao acordar mais tarde e ver essa imagem. Eu nunca tinha visto”, diz.

Fenômeno é chamado de nuvem iridescente  — Foto: Arquivo Pessoal/Fernando Negrão Duarte
Fenômeno é chamado de nuvem iridescente (Foto: Arquivo Pessoal/Fernando Negrão Duarte)

O meteorologista do Inmet, Marcelo Schneider, explicou que a “nuvem colorida” é um fenômeno óptico da difração da luz solar sobre as nuvens cirrus em altitude (composta de cristais de gelo e água) que estavam na região de Sorocaba.

“Há uma corrente de fortes ventos em altitude, corrente de jato, que provoca turbulência na atmosfera. Com um pouco de umidade se formam nuvens, que às vezes podem apresentar o halo solar (mais comum, em cirrus stratus, camada ampla) ou de forma mais discreta e isolada na forma iridescente em nuvens cirrus”, explica.

Anúncios

Ainda conforme o meteorologista, apesar de ser comum de ocorrer, o fenômeno é mais raro que o halo solar, que são círculos luminosos formados ao redor do Sol.

Nuvem colorida é um fenômeno óptico da difração da luz solar sobre as nuvens cirrus em altitude — Foto: Arquivo Pessoal/Fernando Negrão Duarte
Nuvem colorida é um fenômeno óptico da difração da luz solar sobre as nuvens cirrus em altitude (Foto: Arquivo Pessoal/Fernando Negrão Duarte)

Últimas

Doença vassoura de bruxa assombra plantações de cacau

Doença vassoura de bruxa assombra plantações de cacau

24/04/2024

Produtores locais enfrentam desafios para conter a propagação da doença vassoura de bruxa e garantir a...

Categorias