26 abril, 2024

Últimas:

Febre amarela matou 13 pessoas no estado de SP desde janeiro de 2017, diz secretaria

Anúncios

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo informou na tarde desta segunda-feira (7) que 13 pessoas morreram de febre amarela no estado desde janeiro de 2017 até hoje. De acordo com a pasta, foram 29 casos confirmados de pessoas com a doença.

“Os locais de infecção foram em Mairiporã e Nazaré Paulista”, informou a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Regiane de Paula.

Anúncios

O governo decidiu ampliar a vacinação contra febre amarela para todo o estado no início do mês de fevereiro, segundo o coordenador de controle de doenças do estado, Marcos Boulos.

A dose da vacina será dividida para ampliar a imunização. A ideia é aplicar a dose concentrada nas áreas de risco (bairros próximos aos parques onde foram localizados macacos mortos com o vírus da febre amarela) e a fracionada nas demais regiões do estado.

Anúncios

A vacinação irá começar nos lugares onde o vírus está circulando, mas o objetivo é que, em um ano, atinja todo o estado. Para isso, será feita em etapas.

“É a primeira vez que isso vai ser usado nessa quantidade. Existe primeiro uma validação técnica que está sendo realizada, treinamento dos recursos humanos, aquisição de materiais, o que já conseguimos, como seringas específicas. Isso está em realização e estaremos prontos no começo de fevereiro”, disse Boulos.

Além dos lugares onde o vírus já circula, outra etapa será vacinar os lugares onde o estado prevê que o vírus chegue, como o litoral de São Paulo. Isso porque o Rio de Janeiro teve casos confirmados de febre amarela, e o vírus circulava na Serra do Mar.

Mairiporã

A Prefeitura de Mairiporã está em estado emergencial. De 13 de dezembro até hoje, a cidade teve 25 casos suspeitos, sendo que nove pessoas morreram. As mortes estão sendo investigadas e ainda não há confirmação da doença. A maior parte dos pacientes chegou ao hospital a partir de 2 de janeiro.

Segundo Boulos, “nenhum hospital” de Mairiporã tem capacidade de atender a febre amarela em seu estado típico. Com isso, após a entrada no hospital municipal de Mairiporã, os pacientes em estado agudo estão sendo transferidos.

Segundo a secretária de Saúde de Mairiporã, Grazielle Bertolini, quem tem atendido “de pronto” as transferências é o Hospital Emílio Ribas, mas também há casos com suspeita em outros hospitais. “Estamos também com pacientes no hospital Albano de Franco da Rocha, temos paciente na saúde suplementar no município de Atibaia”, disse ela.

Veja quem pode tomar a vacina:

  • Crianças a partir dos nove meses até idosos com 60 anos.

Não podem tomar a vacina:

  • Grávidas e mulheres que estão amamentando crianças menores de seis meses.
  • Doentes com câncer que fazem quimioterapia ou radioterapia.
  • Pessoas com alergia a ovos ou derivados.
  • Portadores de HIV ou qualquer doença que atinja o sistema imunológico.
  • Transplantados.

No caso dos idosos com mais de 60 anos, é preciso avaliação médica. Quem já tomou a dose da vacina contra a febre amarela tem imunidade para a vida toda.

Assim como as pessoas, os primatas são vítimas dos mosquitos Haemagogus e Sabethes, encontrados na zona de mata e que costumam circular em copas de árvores, local de repouso preferido dos primatas. Quando eles são infectados e chegam a morrer, isso indica que existe a circulação do vírus no local, mas eles não podem transmitir a doença para humanos.

Fonte: G1

Últimas

 O lançamento global de ESG da Autel Energy é um sucesso: Cerca de 5.000 árvores plantadas na iniciativa inaugural de plantio de árvores da EVergreen

26/04/2024

Anúncios A Autel Energy, líder em fornecimento de soluções e serviços de carregamento de veículos elétricos...

Categorias