Anúncios
Após uma sexta-feira morna, ninguém pode reclamar que faltou emoção ao classificatório para o GP de Singapura de F1. Em um Q3 marcado pela briga intensa pela liderança, Charles Leclerc fez um giro de 1m49s412 e vai largar da pole position em Marina Bay, mas por pouco – apenas 0s022 de vantagem sobre Sergio Pérez, em segundo.
A pole parecia sorrir para Lewis Hamilton – uma surpresa, dadas as dificuldades da Mercedes no aquecimento dos pneus. O heptacampeão foi o primeiro a assumir o protagonismo no Q3, mas foi superado no fim. Mesmo assim, o inglês vai largar da segunda fila, panorama bem diferente de seu companheiro George Russell, eliminado no Q2.
Anúncios
Já Max Verstappen deixou o circuito urbano de Marina Bay frustrado. Sem esconder a decepção, o atual campeão da F1 foi chamado aos boxes pela RBR por não ter combustível suficiente para concluir sua última volta. Para evitar uma pane seca e que ficasse sem um mínimo de amostras para apresentar à FIA, o que desclassificou Vettel na Hungria em 2021, o holandês recolheu o carro. Ele larga em oitavo.
Essa é a 18ª pole da carreira de Leclerc, a nona de 2022. O monegasco ainda pode adiar o bicampeonato do rival Verstappen neste fim de semana e, com sorte – e muito, muito azar do atual campeão -, descontar nas próximas seis etapas o prejuízo de 116 pontos até aqui.
Anúncios
A estratégia dos pneus foi crucial no andamento do classificatório. Com a pista ainda molhada em alguns trechos, resultado da forte chuva no TL3, as equipes apostaram de forma unânime nos compostos intermediários no Q1. A Aston Martin e a Alfa Romeo foram as primeiras a arriscar os pneus slick no Q2, mas sem sucesso.
As condições só se mostraram favoráveis aos pneus de pista seca no último segmento, quando os pilotos já miravam a pole.
A Fórmula 1 segue para o GP de Singapura neste domingo, com largada às 9h.
Resultado
Fonte: G1