26 abril, 2024

Últimas:

Ex-deputado federal, Luiz Ferreira Martins morre de Covid aos 85 anos em Bauru

Anúncios

O professor Luiz Ferreira Martins, que foi um dos fundadores do Centrinho da USP em Bauru (SP), deputado federal e secretário estadual de Educação, morreu na noite de sábado (20) por Covid-19.

De acordo com o filho Luis Ricardo Marcondes Martins, o professor aposentado, de 85 anos, contraiu coronavírus e foi internado na quarta-feira (17) em um hospital particular de Bauru. O quadro dele se agravou, ele foi entubado e não resistiu à doença no sábado.

Anúncios

Segundo a família, ele já tinha tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19, mas ainda não tinha passado o período necessário para a imunização completa.

Luiz Ferreira Martins nasceu em 1935 na zona rural de Itapetininga — Foto: Luis Ricardo Marcondes Martins/Arquivo pessoal
Luiz Ferreira Martins nasceu em 1935 na zona rural de Itapetininga (Foto: Luis Ricardo Marcondes Martins/Arquivo pessoal)

Luiz Ferreira Martins nasceu em 1935, na zona rural de Itapetininga, e a família dele era de Tietê, segundo o filho. Na década de 60, o professor mudou-se para Bauru, onde morou o resto de sua vida. Ele deixou três filhos, oito netos e uma bisneta.

Anúncios

“O conforto é a história dele, de onde ele veio e onde chegou. Alguém que saiu lá do mundo rural mesmo, sem muitos recursos, família humilde, que trabalhava na produção rural, teve a possibilidade de uma bolsa de estudo em um grande colégio em São Paulo, fez medicina veterinária na USP, passou pelo exército e construiu a carreira toda na área da Educação”, explica o filho.

O professor foi cremado na manhã deste domingo (21) no Crematório Regional Jardim dos Lírios, em Bauru.

Luto na USP

Luiz Ferreira Martins teve papel fundamental na criação do Centrinho da USP em Bauru — Foto: Luis Ricardo Marcondes Martins/Arquivo pessoal
Luiz Ferreira Martins teve papel fundamental na criação do Centrinho da USP em Bauru (Foto: Luis Ricardo Marcondes Martins/Arquivo pessoal)

A diretoria da FOB emitiu uma nota de pesar e decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-diretor.

De acordo com a faculdade, Luiz Ferreira Martins “teve um papel fundamental na criação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC-USP) e inúmeras outras conquistas além dos muros da USP, como deputado federal, secretário estadual da Educação e primeiro reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), participando ativamente da sua fundação”.

“O professor Luiz Ferreira Martins é uma lenda com quem nós aprendemos diariamente, que teve e continuará tendo todo o nosso respeito, especialmente do campus da USP de Bauru. Esperamos que neste momento a família receba as energias mais positivas e que os corações sejam confortados”, diz a nota.

O prefeito do campus administrativo da USP também se manifestou: “será sempre lembrado neste campus pela sua contribuição decisiva para sua solidificação dentro da Universidade de São Paulo. Somos eternamente gratos por todo seu trabalho e dedicação”.

Fonte: G1 – Foto: Luis Ricardo Marcondes Martins/Arquivo pessoal

Últimas

A Deriv promove Rakshit Choudhary de COO para co-CEO

26/04/2024

Anúncios Rakshit Choudhary foi promovido a co-CEO, juntando-se ao fundador e CEO Jean-Yves Sireau A Deriv...

Categorias