Anúncios
O professor Luiz Ferreira Martins, que foi um dos fundadores do Centrinho da USP em Bauru (SP), deputado federal e secretário estadual de Educação, morreu na noite de sábado (20) por Covid-19.
De acordo com o filho Luis Ricardo Marcondes Martins, o professor aposentado, de 85 anos, contraiu coronavírus e foi internado na quarta-feira (17) em um hospital particular de Bauru. O quadro dele se agravou, ele foi entubado e não resistiu à doença no sábado.
Anúncios
Segundo a família, ele já tinha tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19, mas ainda não tinha passado o período necessário para a imunização completa.
Luiz Ferreira Martins nasceu em 1935, na zona rural de Itapetininga, e a família dele era de Tietê, segundo o filho. Na década de 60, o professor mudou-se para Bauru, onde morou o resto de sua vida. Ele deixou três filhos, oito netos e uma bisneta.
Anúncios
“O conforto é a história dele, de onde ele veio e onde chegou. Alguém que saiu lá do mundo rural mesmo, sem muitos recursos, família humilde, que trabalhava na produção rural, teve a possibilidade de uma bolsa de estudo em um grande colégio em São Paulo, fez medicina veterinária na USP, passou pelo exército e construiu a carreira toda na área da Educação”, explica o filho.
O professor foi cremado na manhã deste domingo (21) no Crematório Regional Jardim dos Lírios, em Bauru.
Luto na USP
A diretoria da FOB emitiu uma nota de pesar e decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-diretor.
De acordo com a faculdade, Luiz Ferreira Martins “teve um papel fundamental na criação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC-USP) e inúmeras outras conquistas além dos muros da USP, como deputado federal, secretário estadual da Educação e primeiro reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), participando ativamente da sua fundação”.
“O professor Luiz Ferreira Martins é uma lenda com quem nós aprendemos diariamente, que teve e continuará tendo todo o nosso respeito, especialmente do campus da USP de Bauru. Esperamos que neste momento a família receba as energias mais positivas e que os corações sejam confortados”, diz a nota.
O prefeito do campus administrativo da USP também se manifestou: “será sempre lembrado neste campus pela sua contribuição decisiva para sua solidificação dentro da Universidade de São Paulo. Somos eternamente gratos por todo seu trabalho e dedicação”.
Fonte: G1 – Foto: Luis Ricardo Marcondes Martins/Arquivo pessoal