Anúncios
Líderes da Comissão Europeia, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos indicaram na noite deste sábado (26) que devem ampliar as restrições contra a Rússia.
O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e reforçado pela Casa Branca por meio de um comunicado conjunto.
Anúncios
No documento divulgado pela Casa Branca, os países anunciaram que alguns bancos da Rússia devem ser removidos do sistema Swift – sistema que permite a transferência rápida de dinheiro entre os países.
“Isso garantirá que esses bancos sejam desconectados do sistema financeiro internacional e prejudiquem sua capacidade de operar globalmente”, informaram os países.
Anúncios
Com o bloqueio ao Swift, bancos russos ficarão impedidos de realizar a maioria de suas transações financeiras, prejudicando as exportações e as importações russas.
Os países anunciaram ainda que vão impor medidas restritivas para impedir o Banco Central da Rússia de usar as suas reservas internacionais “de forma a prejudicar o impacto de nossas sanções”.
Os líderes também se comprometeram a limitar a venda de cidadania – os chamados passaportes dourados. Esses passaportes permitem que os russos ligados ao governo local se tornem cidadãos desses países e tenham acesso aos sistemas financeiros.
As medidas devem ser implementadas nos próximos dias, segundo o comunicado.
Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia devem discutir o pacote de sanções em uma reunião virtual na noite de domingo (27).
Fonte: Yahoo!