19 abril, 2024

Últimas:

EUA soma pelo menos 15 milhões de doses de vacinas anticovid descartadas desde março

Anúncios

Pelo menos 15 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram descartadas nos Estados Unidos desde 1º de março, reportou a emissora NBC nesta quarta-feira (1), citando dados de autoridades de saúde americanas.

O número de doses perdidas foi relatado por estados e farmácias ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o principal órgão federal de saúde pública do país. Trata-se provavelmente de uma subnotificação, pois vários estados e agências federais não forneceram dados.

Anúncios

Os motivos para o descarte das doses podem ser diversos: prazo de validade vencido, erro de diluição, problemas de refrigeração, frascos quebrados…

Como um frasco contém várias doses, uma vez aberto as demais doses devem ser aproveitadas nas horas seguintes, ou descartadas por falta de uso.

Anúncios

Apesar de alguns fornecedores relatarem milhares de doses jogadas fora de uma só vez, os relatos mais comuns são de apenas quatro doses descartadas por vez, de acordo com a NBC.

Duas redes nacionais de farmácias, Walgreens e CVS, relataram mais de dois milhões de doses perdidas cada, e Walmart e Rite Aide, mais de um milhão.

De acordo com dados anteriores fornecidos pelo CDC, entre o início da campanha de vacinação nos Estados Unidos, em dezembro de 2020, e março, apenas cerca de 200.000 doses foram perdidas.

Sobre as cerca de 15 milhões, a maioria foi descartada durante os meses de verão (junho a agosto), observou a NBC. Esse número representa uma pequena fração do número de doses distribuídas em todo o país desde dezembro (cerca de 444 milhões), além do número de doses efetivamente administradas (371 milhões).

No entanto, a vacinação contra a covid ainda é muito desigual no mundo e a corrida para obter as doses é uma realidade, já que vários países não conseguiram imunizar mais do que uma pequena parte de sua população, principalmente na África.

“É uma questão de igualdade”, disse Tim Doran, professor de saúde pública da Universidade de Nova York, à NBC.

“Existem países muito ricos que têm acesso a vacinas e simplesmente jogam as doses fora”, acrescentou.

Os Estados Unidos anunciaram no início de agosto a doação de 110 milhões de doses e começaram a distribuir uma parte das 500 milhões de doses da Pfizer prometidas aos países pobres no final de agosto.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Declaração dos Credores da Oi Referente a Oferta Substituta

19/04/2024

Anúncios Em relação ao plano de reestruturação da Oi e o processo de marketing da ClientCo,...

Categorias