23 abril, 2024

Últimas:

EUA repatriaram todos os militantes americanos do Estado Islâmico, diz Departamento de Justiça

Anúncios

Os Estados Unidos repatriaram todos os 27 jihadistas americanos processados por apoiar o grupo terrorista Estado Islâmico, anunciou nesta quinta-feira (1º) o Departamento da Justiça. Esses militantes estavam detidos na Síria e no Iraque, onde a facção extremista chegou a ocupar territórios.

Dos 27 jihadistas repatriados, 10 são acusados de terrorismo. O governo dos EUA também disse que quatro desses militantes retornaram, detidos, ao país recentemente.

Anúncios

Também segundo o Departamento de Justiça, esses americanos estavam em prisões controladas pelas Forças Democráticas Sírias (FDS) — uma aliança entre combatentes curdos e árabes contrários tanto ao regime de Bashar al-Assad quanto ao Estado Islâmico.

“Após os repatriamentos desta semana, os Estados Unidos trouxeram de volta todos os simpatizantes americanos do EI que sabem que estão detidos pela FDS e contra os quais temos acusações”, disse John Demers, procurador-geral adjunto de Segurança Nacional dos EUA.

Anúncios

EUA pedem repatriação a outros países

Fachada da Casa Branca preparada para discurso de Donald Trump previsto para 27 de agosto — Foto: Patrick Semansky/Arquivo/Reuters
Fachada da Casa Branca preparada para discurso de Donald Trump (Fotos: Reprodução)

Nathan Sales, coordenador do combate ao terrorismo do Departamento de Estado, pediu a outros países, especialmente os da Europa Ocidental, que repatriem seus cidadãos presos por ajudar o Estado Islâmico e que levem a julgamento.

O destino de combatentes do grupo terrorista detidos na Síria e no Iraque, às vezes com esposas e filhos, divide os Estados Unidos e a Europa. Washington defendeu por muito tempo a necessidade de devolver os jihadistas presos aos seus países de origem. Os europeus e os países árabes, porém, preferem que sejam julgados e cumpram suas sentenças no país onde cometeram seus crimes.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Concentrix + Webhelp Passa a se Chamar Concentrix

23/04/2024

Nova marca da empresa solidifica sua posição de organização global de tecnologia e serviços, impulsionando as...

Categorias