23 abril, 2024

Últimas:

EUA proíbe ministro cubano de entrar no país por ação na Venezuela

Anúncios

Os Estados Unidos proibiram a entrada em seu território do ministro cubano das Forças Armadas Revolucionárias, Leopoldo Cintra, acusado de violar os direitos humanos de opositores ao governo de Nicolas Maduro na Venezuela, informou nesta quinta-feira o secretário de Estado, Mike Pompeo.

O ministério liderado por Cintra “está envolvido em graves violações e abusos dos direitos humanos na Venezuela, incluindo tortura, maus-tratos e castigos cruéis, desumanos e degradantes” contra os opositores.

Anúncios

Segundo Pompeo, a medida também afeta os filhos do ministro: Deborah e Leopoldo Cintra González.

“Desmantelar a democracia da Venezuela aterrorizando os venezuelanos para que se submetam é o objetivo do MINFAR e do regime cubano”, declarou Pompeo.

Anúncios

A medida se baseia na autoridade do secretário de Estado de negar a entrada no país de qualquer estrangeiro envolvido em “corrupção significativa” ou “violação grave dos direitos humanos”.

O governo de Donald Trump, que acusa Havana de ser um dos principais aliados de Maduro, exortou a comunidade internacional a aderir à pressão sobre Havana.

“Alentamos firmemente outros governos e organizações internacionais a continuar denunciando a responsabilidade do regime cubano nas violações e abusos dos direitos humanos e das liberdades fundamentais em Cuba, Venezuela e outros lados”, declarou Pompeo.

Estados Unidos e outros 50 países tentam forçar a saída de Maduro e a realização de eleições livres e transparentes na Venezuela, e reconhecem o líder opositor e chefe do Parlamento, Juan Guaidó, como presidente interino.

Mas apesar da pressão política e econômica, Maduro se mantém no poder com o apoio de Cuba, Rússia e China.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Festival MegaCities ShortDocs escolhe os melhores nacionais

Festival MegaCities ShortDocs escolhe os melhores nacionais

23/04/2024

Pelo segundo ano, o maior festival global de documentários cidadãos acontece no Brasil. Iniciativa estimula e...

Categorias