28 fevereiro, 2024

Últimas:

EUA dizem que destruição de represa na Ucrânia deixará muitos mortos

Anúncios

O governo dos Estados Unidos afirmou, nesta terça-feira (6), que “provavelmente haverá muitas mortes depois de uma explosão ter destruído uma grande represa na Ucrânia e que ainda faltam evidências concretas para determinar quem realizou o ato.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, disse a jornalistas que o governo dos EUA “não pode dizer de forma conclusiva o que aconteceu nesse momento”.

Anúncios

O governo da Rússia e o governo da Ucrânia se acusam mutuamente de abrir um enorme buraco na represa Kakhovka, um incidente que o governo da Ucrânia diz ter sido uma tentativa da Rússia de prejudicar uma contraofensiva ucraniana na guerra.

A Rússia ocupou a represa no sul da Ucrânia logo depois de invadir o país vizinho no ano passado.

Anúncios

Imagens de satélite mostram dano em barragem de usina da Ucrânia (Foto: Maxar Technologies/ Reprodução)

A destruição provocou a inundação de uma pequena cidade e dezenas de vilarejos, e 17 mil pessoas precisam ser retiradas de suas casas.

Kirby disse que houve danos significativos e que a causa foi uma explosão. Ele foi cuidadoso ao enfatizar que o governo dos EUA ainda está estudando o incidente antes de identificar o responsável.

Os EUA ainda não chegaram a uma conclusão definitiva, segundo ele. “Ainda estamos tentando coletar informações e falar com os ucranianos”, afirmou.

Perguntado se atacar a represa constituiria um crime de guerra, Kirby disse que “está muito claro que a destruição deliberada da infraestrutura civil não é permitida pelas leis da guerra”.

Fonte: Agências

Últimas

Takeda e Biological E. Limited colaboram para acelerar o acesso à vacina da dengue em áreas endêmicas

28/02/2024

Biological E. Limited (BE) deve produzir até 50 milhões de doses da QDENGA por ano, acelerando...

Categorias