19 abril, 2024

Últimas:

EUA anunciam sanções a filhas de Putin e proíbem novo investimento americano na Rússia

Anúncios

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (6) mais um pacote de sanções à Rússia em resposta à invasão da Ucrânia, incluindo medidas contra as duas filhas adultas de Vladimir Putin, Katerina e Maria. O argumento é que os familiares escondem a riqueza do presidente russo.

Katerina Tikhonovna e Maria Putina estão na casa dos 30 anos e raramente são vistas em público. O pai quase nunca as menciona ao falar publicamente, e o Kremlin só as identifica pelo primeiro nome.

Anúncios

As sanções as impedem de operar no sistema financeiro americano, bem como congela qualquer bem que tenham nos Estados Unidos, segundo informações divulgadas pela Casa Branca.

Katerina, Putin e Maria em montagem de fotos — Foto: Reuters, RIA
Katerina, Putin e Maria (Foto: Reprodução)

Os EUA ainda declararam o congelamento de todos os ativos do banco público Sberbank e do Alfa Bank, o maior banco privado do país em território americano. A Casa Branca informou que todos os novos investimentos americanos na Rússia estão proibidos.

Anúncios

Washington disse que as medidas visam tornar a Rússia um “pária” na economia mundial.

A proibição dos novos investimentos será decretada em uma ordem executiva que será assinada pelo presidente americano, Joe Biden. Também fazem parte da lista de punidos pelas sanções a esposa do chanceler do país, Sergei Lavrov, além do ex-premiê Dmitry Medvedev, bem como Mikhail Mishutsin, atual ocupante do cargo.

Algumas das novas sanções já haviam sido anunciadas pela Casa Branca, como a decisão do Departamento do Tesouro de impedir que a Rússia realizasse pagamentos de títulos de sua dívida soberana com dólares sob jurisdição americana, o que deixa o país mais perto de declarar calote.

A Casa Branca afirmou que as sanções, coordenadas com o G7 e com a União Europeia (UE), são uma resposta às atrocidades que teriam sido cometidas por tropas russas na cidade ucraniana de Bucha, perto de Kiev. Segundo o governo americano, as sanções farão com que a Rússia perca seu status de grande economia e enfrente um profundo isolamento econômico, financeiro e tecnológico.

“Especialistas preveem que o PIB da Rússia cairá até 15% neste ano, eliminando os últimos 15 anos de ganhos econômicos. A inflação já está acima de 15% e a previsão é que acelere ainda mais”, afirmou a Casa Branca sobre o impacto das sanções.

“Mais de 600 empresas do setor privado já deixaram o mercado russo. As cadeias de suprimento da Rússia foram severamente interrompidas.”

Fonte: Yahoo!

Últimas

Advogados mineiros criam nova banca para atender empresas

Advogados mineiros criam nova banca para atender empresas

19/04/2024

Nascimento do novo escritório multidisciplinar MMF Advogados se dá com a meta de aprimorar padrões de...

Categorias