23 abril, 2024

Últimas:

Estudo em Botucatu é destaque em revista internacional de arborização urbana

Anúncios

Um artigo científico desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, Câmpus de Botucatu, e da Università degli Studi di Sassari, da Sardenha, na Itália, foi publicado na edição de março de 2017 da revista Urban Forestry & Urban Greening, uma das mais importantes da área de arborização urbana no mundo.

O artigo publicado descreve parte da tese de doutorado de Ciro Croce para o programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal da FCA, desenvolvida sob a orientação dos professores Iraê Amaral Guerrini, do Departamento de Solos e Recursos Ambientais, e Osmar Bueno de Carvalho, do Departamento de Economia, Sociologia e Tecnologia, e com a colaboração do professor Dirceu Maximino Fernandes e da pós-doutoranda Camila Pescatori Jacon, todos da FCA, e do professor Thiago A. R. Nogueira, hoje na Unesp/Ilha Solteira.

Anúncios

O objetivo do estudo foi avaliar os impactos da utilização do lodo de esgoto compostado e da escória de siderurgia na fertilidade do solo urbano e no crescimento de árvores, em substituição ao esterco de gado e calcário utilizados no município de Botucatu. A pesquisa foi realizada em uma área urbana caracterizada por solos pouco férteis e com alto potencial para receber o lodo de esgoto produzido na cidade. O crescimento das plantas, as propriedades físico-químicas do solo e a composição química das folhas foram analisados ​​durante um experimento de campo de 12 meses.

Em linhas gerais, os resultados mostraram que a fertilidade do solo aumentou pela combinação dos resíduos aplicados, que proporcionaram boas condições para o pleno desenvolvimento e manutenção das árvores.

Anúncios

O estudo fornece evidências de que o uso do lodo de esgoto compostado e a escória de siderurgia são alternativas excelentes ​​para melhorar a qualidade do solo urbano e o crescimento das árvores. A reutilização destes resíduos, e sua transformação em produto, também tem a vantagem de constituir-se em uma alternativa de baixo custo para a sua gestão ou eliminação, normalmente complexas e dispendiosas.

Em abril de 2016, com a visita do professor Guerrini à Università degli Studi di Sassari para realizar palestras no âmbito do convênio mantido entre a Unesp e a instituição italiana, o professor Gian Franco Capa e o pós-graduando Antonio Ganga deram sua contribuição aos esforços desenvolvidos pelos brasileiros, auxiliando na redação e preparação do artigo para a publicação.

O professor Guerrini comemorou a parceria bem sucedida. “A publicação é muito importante para nossa equipe, pois se trata de uma revista de alto fator de impacto, uma das melhores na área de arborização urbana”.

A colaboração com a Università degli Studi di Sassari continua a render benefícios para as duas instituições. Uma aluna italiana de graduação já esteve desenvolvendo seu trabalho de conclusão de curso na FCA e um aluno brasileiro também esteve na Itália para a mesma finalidade. Ainda este ano, a FCA deverá receber mais dois alunos de graduação italianos. “É uma colaboração que está se intensificando”, afirma o professor Guerrini. “Esperamos poder, em breve, trazer o professor Gian Franco para o Brasil para cursos ou palestras. É uma parceira muito boa para as duas instituições”.

Com Assessoria

Últimas

SuperFrete prioriza vagas 100% em trabalho remoto

SuperFrete prioriza vagas 100% em trabalho remoto

23/04/2024

Enquanto o mercado brasileiro vê uma redução nas ofertas de trabalho home office, a SuperFrete, startup...

Categorias