22 de junho, 2024

Últimas:

Estudante de Bauru registra galáxia a 14 milhões de anos-luz da terra

Anúncios

Um estudante membro do Observatório de Astronomia da Unesp de Bauru (SP) registrou em alta definição a radiogaláxia NGC 5128, também conhecida como Centaurus A, e que fica a cerca de 14 milhões de anos-luz da terra.

A foto foi feita pelo estudante de física Guilherme Bellini e pelo professor Rodolfo Langhi, através de uma câmera DSLR acoplada a um telescópio refletor newtoniano de 20,3 cm de abertura.

Anúncios

O registro foi feito no dia 12 de maio de 2024, em Paulistânia (SP). A baixa poluição luminosa do local, por conta da distância de grandes centros urbanos, permitiu a observação de um céu extremamente estrelado.

Estudante da Unesp registra galáxia a 14 milhões de anos-luz da terra (Foto: Guilherme Bellini/Prof. Dr Rodolfo Langhi)

“Para capturar esta imagem, realizamos a obtenção de 302 frames [fotos], com o obturador da câmera aberto por 30 segundos em cada foto, totalizando cerca de 2,5 horas de integração”, explica o estudante.

Anúncios

A galáxia em questão é famosa por sua região central, que abriga um buraco negro supermassivo. Esse buraco negro emite ondas de rádio e raios-X intensos, por isso é chamada de radiogaláxia.

    As interações entre o buraco negro e o material ao seu redor geram jatos de partículas energéticas que se estendem por milhares de anos-luz. Além disso, a captura revela bandas escuras de poeira que parcialmente obscurecem o núcleo galáctico.

    No registro também há regiões de formação estelar ativa espalhadas pelas bordas da galáxia.

    Observatório de Astronomia da Unesp em Bauru (Foto: Unesp/Divulgação)

    Fonte: G1

    Talvez te interesse

    Últimas

    Anúncios Levantamento divulgado nesta semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em conjunto com o Fórum Brasileiro de Segurança...

    Categorias