Anúncios
Em um encontro raro de se registrar na natureza, esquilos e um mangusto se uniram para defender suas crias de uma venenosa cobra-do-cabo (Naja nivea) no Parque Transfronteiriço de Kgalagadi, na África do Sul. A cena surpreendente foi registrada por uma turista que estava visitando o local com o marido.
Tudo começou em uma tarde tranquila, até que o casal percebeu uma agitação perto da piscina do acampamento: esquilos correndo freneticamente, tentando afastar a cobra que se aproximava das tocas. Os roedores atacavam a cobra de diferentes ângulos, numa tentativa desesperada de proteger seus filhotes.
Anúncios
A situação ganhou outro nível de emoção quando um mangusto apareceu, entrando na batalha com sua agilidade e resistência ao veneno. Os esquilos recuaram, permitindo que o mangusto assumisse a luta. Depois de um intenso confronto, a cobra decidiu recuar, sendo acompanhada pelos esquilos e o mangusto para garantir que fosse embora de vez.
Veja o vídeo.
Anúncios
Para quem presenciou o evento, foi uma verdadeira lição de sobrevivência e cooperação no reino animal. A turista Lara de Matos descreveu ao site LatestSightings sua experiência como sua “melhor oportunidade fotográfica”.
As cobras-do-cabo (Naja nivea) podem atingir cerca de um metro e meio de comprimento, possuem um veneno altamente potente e já foram registradas praticando canibalismo, alimentando-se de indivíduos da mesma espécie.
Fonte: Um Só Planeta