Anúncios
Vinte esqueletos que possivelmente remontam à Idade Média foram descobertos durante a escavação de um fosso na cidade de Vianen, na Holanda.
De acordo com o Daily Mail, os operários encontraram os ossos em um terreno próximo ao castelo de Batestein, uma construção erguida por volta de 1370 que acabou sendo abandonada em 1696, após ser destruída por um incêndio. Por causa dessa localização, arqueólogos acreditam que mais restos mortais podem ser achados.
Anúncios
A maioria dos esqueletos parece ser de homens com idade entre 15 e 30 anos que viveram entre o fim da Idade Média e o século 18. Eles estavam empilhados e havia pregos enferrujados próximos a eles – por isso, é provável que eles tenham sido enterrados juntos em caixões de madeira. Até o momento, não foram encontrados vestígios de tecidos, botões ou joias.
Pesquisadores vão conduzir estudos para determinar a idade e a identidade das ossadas. A história do castelo de Batestein pode ajudá-los a desvendar esse mistério: como a fortaleza data do século 14, quando a Europa foi afetada pela Peste Bubônica, os mortos podem ter sido vitimas dessa doença. Outra possibilidade é que os indivíduos tenham morrido durante uma batalha – segundo o site de Vianen, Batestein e seus entornos foram atacados por um exército espanhol em 1567.
Anúncios
“É um novo pedaço da história de Vianen”, disse o arqueólogo Jaime Van der Heul ao site RTV Utrecht. “O fato de que muitas pessoas estão enterradas aqui, e que não se sabe sobre elas, é um pedaço de história não-escrita. Examinando agora, podemos dizer o que aconteceu em algum lugar de uma página da história.
Fonte: Galileu