28 março, 2024

Últimas:

Espaçonave Hope registra ‘aurora boreal’ de Marte em imagens mais detalhadas até agora

Anúncios

A espaçonave Hope, enviada em missão inédita pelos Emirados Árabes Unidos, captou as imagens mais detalhadas até agora das “auroras boreais” de Marte. Elas têm mecanismo similar ao das que são vistas na Terra: são resultado dos ventos solares que emanam pelos campos magnéticos do planeta.

Elas não são boreais em Marte, no entanto. A palavra boreal se refere ao polo Norte terrestre. No caso do planeta vizinho, as auroras podem ser observadas em outras regiões do globo. As partículas do vento solar entram em contato com o oxigênio na atmosfera, o que causa o brilho.

Anúncios

Espaçonave Hope capta imagens da aurora de Marte (Foto: Emirates Mars Mission)

Emirates Mars Mission (EMM) chegou a Marte em fevereiro deste ano e começou a fazer seus registros científicos em 23 de maio. A espaçonave Hope tem 1,35 tonelada e a missão custou US$ 200 milhões (mais de R$ 1 bilhão).

Capturar a aurora marciana não estava entre os planos principais e, por isso, o chefe científico da EMM, Hessa Al Matroushi, do Centro Espacial Mohammed Bin Rashid, em Dubai, disse à “Nature” que as imagens foram “apenas um presente”. A renomada revista noticiou as fotografias, mas os pesquisadores ainda não publicaram um estudo científico sobre os novos registros da EMM.

Anúncios

Na verdade, o objetivo da missão é realizar, pela primeira vez, uma pesquisa completa da atmosfera marciana, estudando mudanças diárias e sazonais. Os Emirados Árabes Unidos têm planos ambiciosos: querem estabelecer uma colônia em Marte em 2117.

Imagem capturada das auroras de Marte — Foto: Emirates Mars Mission
Imagem capturada das auroras de Marte (Foto: Emirates Mars Mission)

Fonte: Yahoo!

Últimas

Vigilâncias em Saúde de Botucatu realizaram uma capacitação sobre prevenção e combate a Dengue, COVID-19 e Influenza

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, 27, responsáveis pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residências Terapêuticas...

Categorias