29 março, 2024

Últimas:

Escudo celta de 2,2 mil anos é considerado o “achado do milênio”

Anúncios

Dentro de um túmulo de 2,2 mil anos no Reino Unido, onde estavam as ossadas de um guerreiro celta, arqueólogos encontraram um escudo da Era do Bronze. Os especialistas notaram que o antigo objeto tinha borda recortada, media 75 centímetros e possuía figuras de conchas de moluscos.

Em entrevista ao site Independent, Melanie Giles, da Universidade de Manchester, descreveu o escudo como “o mais importante objeto de arte celta britânico do milênio”.

Anúncios

Segundo ela, antes se pensava que escudos eram usados apenas em cerimônias, e não em batalhas. “Nossa investigação desafia essa ideia com a evidência de uma marca no escudo típica de uma espada”, disse Giles. “Sinais de reparos também podem ser vistos, sugerindo que ele não era apenas velho, mas usado”.

Escavações do túmulo de 2,2 mil anos (Fotos: MAP Archaeological Practice)

Os pesquisadores acreditam que o guerreiro celta morreu aos 40 anos de idade, entre o período de 320 a.C e 174 a.C. Não se sabe o motivo da morte, pois não há indícios fortes de que ele foi morto durante uma batalha. “Há alguns traumas de força fraca, mas isso não o teria matado”, declarou Paula Ware, arqueóloga, ao Yorkshire Post.

Anúncios

O túmulo onde estavam as ossadas também guardava esqueletos de dois pôneis e pedaços de uma charrete. “Esses cavalos estavam com seus cascos no chão e suas patas traseiras voltadas como se eles tivessem olhando para pular do túmulo”, contou Ware.

Ossadas dos cavalos encontradas no túmulo do guerreiro celta (Foto: MAP Archaeological Practice)

Apesar da aparente “posição de fuga”, os pesquisadores não sabem ao certo se os animais foram enterrados vivos em rituais ou se morreram de causas naturais. Uma hipótese é que, antigamente, acreditava-se que os cavalos poderiam acompanhar o guerreiro em uma vida após a morte.

Fonte: Galileu

Últimas

Vigilâncias em Saúde de Botucatu realizaram uma capacitação sobre prevenção e combate a Dengue, COVID-19 e Influenza

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, 27, responsáveis pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residências Terapêuticas...

Categorias