Entenda o que você precisa fazer para começar bem 2021

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

A Hospedagem do seu site, registro de domínio, digitalização do seu negócio, esses são alguns dos ingredientes que ainda vão valer para o êxito de qualquer empreendimento em 2021. 

Se para muita gente o ano de 2020 começou em janeiro e acabou em março, a solução é pensar já no ano que vem. 

Ainda que o Covid-19 traga incertezas sobre o futuro, não custa nada adotar medidas que possam amenizar os prejuízos que ele trouxe para os negócios. Por isso, esse texto vai trazer alguns tópicos preciosos como:

  • O que esperar de 2021 em termos de negócios
  • Tendências para 2021
  • O que fazer para começar bem 2021

O que esperar de 2021 em termos de negócios

Não há bola de cristal que possa prever com exatidão o que o universo do empreendedorismo reserva para o ano de 2021. É certo que o cenário para muitos gestores é devastador.

Negócios falidos, baixo consumo, elevado índice de desempregados e retração econômica são alguns dos problemas que muitos gestores irão enfrentar no ano que vem.

Sendo assim, para driblar esse cenário apocalíptico, os negócios cada vez mais deverão adquirir um perfil digital. Desse modo será possível se manter relevante e competitivo no mercado.

Outro aspecto importante também será a crescente importância de noções relacionadas à educação financeira, tanto para gerenciar despesas do cotidiano quanto para a gestão de um negócio. 

Imagem: Pixabay

Marketing Digital e Consciência Social

Para recuperar espaço, reforçar o engajamento com a marca e fidelizar clientes, cada vez mais o marketing digital vai ganhar força nas empresas, tanto nas de grande porte quanto nas de pequeno. 

Além disso, após o atual cenário de pandemia, será normal que valores voltados para a “sustentabilidade”, “empatia” e “humanização” sejam lembrados constantemente pelos clientes. 

Por isso, sempre que possível será importante que as empresas adotem essa postura de consciência digital em suas estratégias.

Tendências para 2021

As tendências para o ano que vem no mundo dos negócios serão voltadas para a tecnologia. Não é preciso possuir dons premonitórios para saber disso, afinal, a computação em nuvem e outros recursos online cada vez mais são importantes em nosso dia a dia.

Por causa disso, o que 2021 reserva para um mundo saindo de uma pandemia são tecnologias que irão impactar a educação, o modo como trabalhamos e também como consumimos. 

Ensino à distância

O EaD (Ensino à Distância) durante a pandemia deixou de ser uma alternativa e se tornou uma saída para várias instituições de ensino. Porém, de acordo com o CNE, a tendência é que essa abordagem continue ainda em 2021.

No caso do empreendedorismo, o Ensino à Distância será um recurso bastante válido para quem quer investir na produção de cursos online e na venda de infoprodutos. 

Tais cursos são ferramentas importantes para a produção de conteúdos variados, como dicas de aulas de eletrônica, administração, artesanato e outros assuntos que podem atrair consumidores.  

Nesse sentido, a utilização de softwares como o Moodle, o Eadbox e outras que possibilitam a produção e a condução de aulas conquistarão mais usuários. 

Imagem: Pixabay

Home Office – Levando trabalho para casa

O chamado Trabalho Remoto há tempos representa a redução de gastos em vários tipos de empreendimentos, assim como para muitos profissionais é uma alternativa mais interessante que o ambiente tradicional dos escritórios e empresas.

Durante a pandemia o Home Office representou também a solução para garantir o distanciamento social entre os funcionários, evitando a disseminação do vírus e promovendo a saúde entre eles.

Para 2021, em um cenário pós-Covid-19, o Home Office será ainda mais fundamental para profissionais como publicitários e jornalistas, que atuarão como freelancers. 

Além desses profissionais, os pequenos empreendedores que investirão em negócios em casa irão se beneficiar dos benefícios dessa modalidade. 

Internet das coisas

Diante de um contexto em que as empresas deverão se digitalizar para superar a crise, é aí que a a IoT (Internet das Coisas) vai encontrar terreno fértil para se proliferar. 

Sendo assim, conceitos de Inteligência Artificial, Machine Learning e Computação em Nuvem se tornarão ainda mais comuns.

Nesse sentido, a utilização de chatbots poderá ser uma tendência crescente no segmento do comércio online. Os chatbots, que por meio de Inteligência Artificial e Machine Learning, facilitam ao máximo o atendimento aos clientes.

O que fazer para começar bem 2021

É comum que as pessoas elaborem planos para o ano que vem. Assim foi em 2019 e assim será em 2020. Porém, a maioria das resoluções para o ano que vai nascer contemplará estratégias de recuperação.

Muitas metas e estratégias serão para recuperar empresas, ou para mudar o segmento de atuação de um empreendimento. Seja qual for a sua situação, confira a seguir as dicas de negócios para iniciar bem o ano de 2021. 

Não esqueça a hospedagem de sites

O site é a vitrine de um negócio na era digital. É por meio dele que os consumidores conhecem as soluções que você tem para sanar os problemas dos clientes. Um site, aliado a outros canais como blogs e redes sociais, é fundamental para captar leads.

A hospedagem de sites, nesse sentido, é importante para assegurar a velocidade de carregamento e até a segurança de um site, especialmente quando ele se trata de um e-commerce. 

A verdade é que não existe presença digital sem uma boa hospedagem de sites, pois esse serviço é essencial para qualquer projeto na web. 

Entre na era da transformação digital

Comece o ano digitalizando o seu negócio. A transformação digital é o caminho para as empresas no mundo pós-pandemia. Nesse sentido, encontre maneiras para otimizar o atendimento, utilizando mais  o e-mail marketing, chatbots e outras ferramentas digitais.

Valorize a educação financeira

Em um momento tão delicado de crise, saber gerenciar o negócio ganha ainda mais importância. É nesse contexto que a educação financeira vem auxiliar, possibilitando que você encontre maneiras responsáveis de investir recursos.

Quando se trata de educação financeira, é sempre importante lembrar de algumas ferramentas digitais que a tornam ainda mais eficiente. A Organizze e a Mobills são dois exemplos. Ambas são intuitivas e ajudam no gerenciamento de contas e investimentos. 

Imagem: Pixabay

Conheça a economia compartilhada

Para quem quer iniciar o ano investindo em um negócio, pode então procurar possibilidades que envolvam a economia compartilhada, também chamada de economia de compartilhamento. 

Por meio dela, as pessoas não visam apenas consumir produtos e serviços, mas promover o compartilhamento deles. Exemplos disso são o Airbnb e Uber.

Mantenha o foco no cliente

Com crise ou sem crise, o cliente sempre deverá ser o principal interesse de um negócio. Na era pós-Coronavírus a situação não será diferente. 

Inclusive, a tendência será de que os clientes cada vez mais tenham um perfil digital, comprando online e utilizando dispositivos móveis. Por isso, para começar bem o ano de 2021, não esqueça de promover em seu site e aplicativo uma boa Experiência do Usuário.

2020 está sendo um ano de mudanças e adaptação e 2021 não será diferente

Como é sabido, é nos períodos de dificuldade que a criatividade e a busca por soluções ganham mais fôlego.

Home Office, era digital, hospedagem de sites, Inteligência Artificial, tudo isso fará parte do cotidiano de empresas e profissionais navegando por águas turbulentas. 

Portanto, para começar bem o ano 2021, adote essas medidas, tenha postura resiliente e saia mais fortalecido diante da crise.  

Conteúdo produzido para o Jornal Leia Notícias

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes