20 abril, 2024

Últimas:

Empresa de Botucatu desenvolve sistema de reuso de água de chuva

Anúncios

O modelo de 500 litros é para residências

A empresa de Botucatu, Equaliza Ambiental, desenvolveu um sistema de captação de chuva para escolas, comércios e até residências da cidade: o Capta-Chuva.
São dois modelos, um menor, de 500 litros para residências, e um maior, de 2 mil até 30 mil litros, para escolas, postos de combustível, indústrias, hotéis e comércio em geral. “O sistema de reuso de água tem como objetivo fazer com que locais onde a captação é possível, utilizem desse bem gratuito, que hoje é simplesmente descartado”, explica Sidir da Silva Junior, diretor técnico da Equaliza Ambiental.

A água coletada pelo Capta-Chuva pode ser muito bem utilizada em banheiros, irrigação, limpeza de pisos e outros serviços, onde não necessita de água potável, dessa forma, com um simples tratamento (desinfecção por cloro), é possível esse uso com qualidade. Até o momento, seis importantes escolas de Botucatu aderiram ao sistema. “Com esse investimento, teremos um reflexo direto nas contas de água e esgoto (em torno de 10 a 15%), onde se paga em 12 a 16 meses, e a partir daí passa a gerar economia”, completa Sidir Júnior.

Anúncios

O sistema de captação e reuso de água do Capta-Chuva visa a sustentabilidade e é de vital importância nos períodos de estiagem. “O sistema existe há tempos em diversas regiões do mundo. No deserto de Nigev, por exemplo, essa técnica é usada há mais de quatro mil anos. No México, escritas antigas revelam o uso do sistema na época de Aztecas e Mayas. No Brasil, as instalações mais antigas encontram-se em Fernando de Noronha, datadas de 1943, construídas pelos Norte-americanos. Atualmente, em países como Holanda, a água da chuva é coletada para evitar transbordamento dos canais que rodeiam o país, situado abaixo do nível do mar, e é usada em irrigação e fontes ornamentais.

Na Alemanha, é coletada para suprir a péssima qualidade de distribuição da água na cidade. Em algumas regiões da Austrália, o abastecimento público já se tornou bem caro, devido à escassez, e várias residências optaram pela captação proveniente das chuvas. A água é um recurso natural de grande valor e de prioridade para a vida do ser humano. As grandes enchentes urbanas são causadas pela impermeabilização das cidades e esse nobre recurso acaba causando transtorno nas baixadas e locais de difícil vazão”, finaliza o diretor técnico.

Anúncios

Empresas, escolas e pessoas interessadas em conhecer melhor o sistema de captação de chuva da Equaliza Ambiental, de Botucatu, o Capta-Chuva, podem entrar em contato através dos telefones (14) 3813-4083 / (14) 99134 5083 ou pelo site www.equalizaambiental.com.br.

Jornal Leia Notícias

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias