26 abril, 2024

Últimas:

Empresa brasileira usa borracha reciclada para criar parques infantis

Anúncios

Uma das prioridades na hora de levar os filhos ao parquinho é a segurança das instalações, que pode ser promovida pelo uso de pisos emborrachados. Unindo o útil ao agradável, a empresa de arquitetura e design Oikotie criou uma solução que garante a absorção de impacto em parques infantis de forma sustentável: o uso de borracha reciclada como revestimento dos pisos.

Para isso, a empresa usou o material Nike Grind, da marca Nike, composto pela reciclagem dos solados de tênis, e também pneus de veículos comerciais, que passaram por um processo complexo de eliminação de substâncias tóxicas. Cada metro quadrado é composto por 72% desse material, contendo aproximadamente 20 pares de calçados e um pneu. Assim, os resíduos deixam de ir para aterros e ganham um novo propósito.

Anúncios

Empresa brasileira Oikotie usa borracha reciclada para criar parques infantis (Foto: Divulgação/Oikotie)
Cada metro quadrado dos parques tem aproximadamente 20 pares de calçados e um pneu (Foto: Divulgação/Oikotie)
DCIM\101MEDIA\DJI_0840.JPG (Foto: Divulgação/Oikotie)
Os equipamentos dos parquinhos são fornecidos por fabricantes com selo de sustentabilidade (Foto: Divulgação/Oikotie)

tecnologia está sendo usada em cerca de 40 parques em São PauloRio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Os projetos são realizados em shoppings centers, aeroportos, clubes e até espaços públicos revitalizados, em parceria com prefeituras locais.

Para criar os parquinhos, a companhia conta com uma equipe de designers e arquitetos, além de parcerias com fabricantes de playgrounds com certificados de segurança e sustentabilidade. Assim, o fator sustentável também se faz presente nos equipamentos oferecidos pelos fornecedores.

Anúncios

Material usado pela Oikotie para criar os parques é composto por tênis e pneus reciclados (Foto: Divulgação/Oikotie)
Até mesmo a madeira utilizada pela Oikotie tem selo de responsabilidade com o meio ambiente (Foto: Divulgação/Oikotie)
Material usado pela Oikotie para criar os parques é composto por tênis e pneus reciclados (Foto: Divulgação/Oikotie)
O Nike Grind é uma borracha granulada que vem da reutilização dos solados de tênis (Foto: Divulgação/Oikotie)

“Desde a madeira que usamos, que tem certificado FSC (selo que garante manejo responsável de florestas), até os materiais restantes, que são tão duráveis que, com o uso adequado e manutenção em dia, não precisam ser descartados, o que diminui consideravelmente o impacto ambiental”, afirma Isabel Seabra, uma das co-fundadoras da Oikotie.

Já o Nike Grind foi criado a partir da campanha “Reuse-A-Shoe” (Reutilize Um Sapato, em tradução livre), lançada em 2004 no Reino Unido. Os tênis são recolhidos pela marca em pontos de arrecadação e enviados para a reciclagem, onde se forma a borracha granulada. A empresa de design recebe o material e, em troca, doa uma parte do lucro a programas de caridade da Nike em prol do desenvolvimento da criança.

Fonte: Casa e Jardim

Últimas

Botucatu: Vigilância Ambiental em Saúde divulga agenda de nebulização contra o mosquito da dengue para a próxima semana

26/04/2024

Anúncios Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Vigilância Ambiental em Saúde...

Categorias