25 abril, 2024

Últimas:

Como limpar piso de porcelanato em 4 passos simples

Anúncios

limpeza do piso é fundamental para uma vida saudável em casa, para que não se acumule poeira – que é o maior pesadelo de pessoas alérgicas – e nem vírus e bactérias. Se você é daqueles que gosta de andar descalço pela casa, uma faxina constante se faz ainda mais necessária para garantir que as impurezas que trazemos da rua sejam eliminadas.

Para quem tem piso de porcelanato, seja em área interna, externa, seca ou molhada, existem várias vantagens na hora de limpá-lo. Segundo Fernando Gabardo, coordenador de assistência técnica da Roca Brasil Cerámica, o porcelanato é um dos revestimentos mais higiênicos do mercado.

Anúncios

“Por ter superfície impermeável, que não permite a instalação de fungos e bactérias em sua constituição, ele é mais higiênico do que pisos de madeiralaminados e vinílicos”, diz o especialista. Em escala, tapetes e carpetes são os menos higiênicos, seguidos pela madeira, laminados, concreto bruto e vinílico, enquanto porcelanatos, mármores e granitos são os mais indicados quando se trata de higiene.

tarefa de limpar o porcelanato pode parecer simples, mas é preciso ficar atento a alguns cuidados específicos. Veja a seguir quatro dicas para tornar a rotina de faxina mais fácil e efetiva:

Anúncios

1. Produtos para a limpeza

A limpeza de pisos de porcelanato exige apenas água, detergente neutro, balde e vassoura de cerdas macias (Foto: Freepik)
A limpeza de pisos de porcelanato exige apenas água, detergente neutro, balde e vassoura de cerdas macias (Foto: Freepik)

A impermeabilidade do porcelanato permite uma limpeza simples, com o uso de água em abundância – o que pode ser danoso e causar manchas em outros materiais. Além disso, não são exigidos muitos produtos para a faxina diária, apenas água, detergente neutro, balde e pano úmido (para acabamento polido) ou vassoura de cerdas macias (para acabamento acetinado e natural).

A recomendação é usar apenas o detergente, de pH neutro, já que outras substâncias podem ser prejudiciais. “No mercado, existem diversos produtos que prometem limpeza instantânea para porcelanatos. Devemos evitá-los a qualquer custo, pois são altamente agressivos e podem causar danos irreversíveis à superfície do piso, deixando-o vulnerável e mais suscetível à impregnação de sujeiras e manchas”, aponta Gabardo. Outro lembrete é nunca utilizar palha de aço, pois ela pode riscar e comprometer o brilho da superfície da placa.

2. Como fazer a limpeza

Confira as dicas para fazer uma boa faxina e facilitar a hora da limpeza de casa (Foto: Pixabay / Reprodução)
Comece a limpeza do piso diluindo detergente ou sabão neutro em água e, em seguida, mergulhando um pano limpo (Foto: Pixabay / Reprodução)

Para começar a limpeza, use uma vassoura de cerdas macias para remover poeiras. Em seguida, dilua uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro para cinco litros de água em um balde. Mergulhe um pano limpo na solução e, se necessário, utilize um rodo como auxílio para limpar toda a área desejada. Para finalizar, seque com um pano seco.

“É importante sempre enxaguar o pano em um balde com água limpa antes de voltar à esfregação do porcelanato, garantindo que ele esteja sempre limpo e evitando o acúmulo de sujeira na solução ao repetir o processo de esfregar o pano no piso”, comenta Gabardo.

3. Limpeza em caso de impregnação

panos-de-limpeza (Foto: Thinkstock)
Se o piso com acabamento acetinado estiver sujo de manchas específicas, a recomendação é o uso de saponáceos cremosos (Foto: Thinkstock)

Se o piso com acabamentos acetinados e naturais estiver impregnado de sujeiras ou manchas específicas, como marcas de pneu, riscos metálicos e ferrugem, a recomendação é o uso de saponáceos cremosos. Mas cuidado: o mesmo não é indicado para superfícies polidas, pois pode danificar a impermeabilização e brilho da peça.

4. Complemento da limpeza

produtos-geniais-de-limpeza (Foto: Reprodução/Amazon)
Finalize a limpeza passando um pano com vinagre diluído e água ou com uma pequena quantidade de álcool (Foto: Reprodução/Amazon)

Para uma desinfecção mais intensa, a dica de Gabardo é finalizar a limpeza do piso passando um pano com vinagre diluído em água. Outra opção é, na hora da secagem, umedecer o pano em uma pequena quantidade de álcool 70%, garantindo uma assepsia eficiente e prática.

Fonte: Casa e Jardim

Últimas

AGITAÇÃO GEOPOLÍTICA GERA AVALANCHE DE ATAQUES DDOS, SEGUNDO NOVO RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA DE AMEAÇAS DA NETSCOUT

25/04/2024

Grupos hacktivistas aumentam atividade globalmente enquanto aumento DNS Water Torture contribuiu para mais de 7 milhões...

Categorias