Embraer vai desenvolver carro voador com grife Senna

A Embraer comunicou nesta quarta-feira (10) que sua subsidiária de mobilidade aérea urbana Eve assinou acordo com a marca Senna para desenvolver futuro carro voador.

“Esta parceria também visa contribuir com a evolução do futuro da mobilidade no Brasil e no mundo”, disse a Embraer. Lançada por Ayrton Senna em 1992, a grife que leva se sobrenome já realizou parceria como montadores de automóveis e motocicletas.

Embraer, com seu braço Eve, fará carro voador com marca Senna — Foto: Embraer

“Tenho certeza de que essa parceria vai contribuir muito para inspirar as novas gerações a desenvolverem as tecnologias que vão transformar o futuro”, disse Andre Stein, CEO da EVE.

Ainda não há muitos detalhes técnicos, mas o veículo será um eVTOL (na sigla em inglês). Esse tipo de “carro voador” realiza pouso e decolagem verticalmente e é uma aeronave que lembra um helicóptero, mas que faz menos barulho e usa mais hélices para voar.

Eve-Senna será movido a eletricidade e poderá decolar e pousar verticalmente — Foto: Embraer
Eve-Senna será movido a eletricidade e poderá decolar e pousar verticalmente (Foto: Embraer)

No Brasil, Embraer testa rota

Além da nova parceria com a Senna, a Eve atua em várias frentes para o desenvolvimento de eVTOLs. A empresa já começou a operar em 8 de novembro uma rota de helicópteros no Rio de Janeiro que custa R$ 99 por passageiro. A ideia é testar como seria a operação de “carros voadores”.

No mês passado, a empresa recebeu um pedido para entregar 100 unidades do modelo voador para a empresa Avantto. As entregas estão programadas para começar em 2026.

Veículo voador inspirado em Ayrton Senna — Foto: Embraer
Veículo voador inspirado em Ayrton Senna (Foto: Embraer)

A empresa também assinou acordo com empresa para desenvolver ‘carros voadores’ para a Escandinávia.

Embraer Eve-Senna — Foto: Embraer
Embraer Eve-Senna (Foto: Embraer)

Fonte: G1

Scroll Up