28 março, 2024

Últimas:

Embraer recebe contraproposta à suspensão de 2 mil empregos

Anúncios

O Sindicato dos Metalúrgicos apresentou à Embraer, nesta quarta-feira (23), uma proposta de redução da jornada, sem redução de salário, como alternativa a suspensão temporária de contratos de trabalho (layoff). A Embraer quer suspender até 2 mil empregados da fábrica de São José dos Campos em até dois anos. 

A proposta apresentada pelo sindicato prevê que todos os trabalhadores da Embraer passem a cumprir jornada de 41h30 semanais. Atualmente a jornada é de 43 horas.

Anúncios

De acordo com o sindicato, com base em levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a redução de uma hora e meia na jornada representaria um aumento de apenas 3,6% na folha de pagamento da Embraer. A fabricante de aviões anunciou o layoff como medida para reduzir os custos da companhia sem demissões.

Para o diretor do sindicato, Herbert Claros, o layoff é uma medida para reduzir a ociosidade na fábrica. “”Temos que levar em conta que a Embraer vai dar apenas 5% de reajuste salarial, sendo que a inflação foi de 9%, então, ela já está economizando. A empresa não fala que irá fazero  layoff para reduzir custo, ela faz layoff para reduzir o problema de ociosidade na fábrica”, disse.

Anúncios

Ainda segundo o sindicato, na reunião, a Embraer não apresentou qualquer detalhe sobre a medida, como por exemplo, quantos trabalhadores seriam afastados por período, as áreas a serem atingidas e a lista com o nome destes funcionários.

Para assinatura do acordo que prevê a suspensão dos contratos de trabalho, o sindicato exige a estabilidade no emprego para todos os trabalhadores da Embraer. Uma nova reunião foi marcada para a proxima terça-feira (29).

Outro lado

A Embraer informou em nota que a iniciativa do layoff foi planejada para preservar os postos de trabalho, com o objetivo de ajustar o ritmo do trabalho à queda da demanda, que afeta toda a indústria aeroespacial.

“A Embraer acredita que o lay-off é uma alternativa para diminuir temporariamente os custos, contribuindo para que a empresa ultrapasse o período de baixa demanda e ociosidade passageira, para continuar a produzir normalmente em um cenário mais favorável”, diz a empresa em trecho da nota.

A fabricante de aviões reforçou que vem enfrentando dificuldades decorrentes do cenário adverso do mercado aeroespacial e de defesa e segurança, o que tem demandado um ajuste rápido e efetivo da operação, dos custos e despesas da Embraer.

Fonte: G1

Últimas

Soluções tecnológicas ampliam eficiência de grupo de supermercados de SC

Soluções tecnológicas ampliam eficiência de grupo de supermercados de SC

28/03/2024

Implementadas pela Workconnect, em parceria com a Intelbras, câmeras, sistema de CFTV e serviço Fiscal Remoto®...

Categorias