26 abril, 2024

Últimas:

Embraer fecha acordo para fabricar até 100 ‘carros voadores’

Anúncios

A Embraer, através de sua subsidiária Eve Urban Air Mobility, anunciou nesta   quinta-feira que assinou com a Bristow Group, uma das líderes mundiais em soluções de voo vertical, encomenda de até 100 aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL)  com entregas previstas para começar em 2026. A produção vai ocorrer no Brasil, de acordo com a companhia.

Leia Mais:

Anúncios

Embraer apresenta conceito de ‘carro voador’ nos EUA

Embraer fecha venda de 200 carros voadores elétricos para empresa dos EUA

Anúncios

Eve, da Embraer, fecha parceria com a Blade para disponibilizar “carros voadores” nos EUA

Recentemente, a Gol anunciou que também pretende atuar no setor. A empresa anunciou que pretende comprar ou arrendar 250 aeronaves do tipo eVTOL e iniciar operações em 2025 no Brasil.

No acordo entre Embraer e Bristow, não foi informado em quais países essas aeronaves poderão ser operadas. Na B3, as ações da Embraer operam em forte alta durante o dia e fecharam com avanço de 12,16%.

As duas companhias anunciaram ainda memorando de entendimento (MOU, na sigla em inglês) para desenvolverem um certificado de operador aéreo (AOC, na sigla em inglês) para as eVTOLs.  O objetivo do acordo é criar um modelo de operação de mobilidade aérea em áreas urbanas (UAM).

Para isso, vai ser utilizada a experiência da Bristow no transporte de passageiros e cargas em todo o mundo. Esse modelo de operação vai contar ainda com estudos em relação ao design de veículos e dos  vertiportos, além do desenvolvimento regulatório para o ambiente operacional e operação autônoma, informou a Embraer.

O presidente e diretor executivo da Bristow, Chris Bradshaw, disse que o  memorando de entendimento estratégico prevê o desenvolvimento contínuo de um modelo abrangente de  operação de mobilidade aérea urbana entre Bristow e Eve para veículo que “pode, potencialmente, remodelar o mercado para todos os voos verticais elétricos com emissões de zero carbono e custos operacionais mais baixos”:

— Isso vai permite expandir nossa experiência para fornecer uma opção sustentável e eficiente em novos mercados finais potenciais. Podemos alavancar nossa experiência operacional, por meio da cooperação com a Eve, a fim de projetar e construir a próxima geração de aeronaves 3 disse Bradshaw.

Em  nota, Andre Stein, presidente da Eve, ressaltou que a parceria com a Bristow, vai permitir desenvolver estruturas e operações robustas necessárias para criar uma indústria “acessível, escalonável, sustentável e segura”.

A Eve foi lançada em outubro do ano passado. Segundo a empresa,  fabricante brasileira de aviões trabalha no desenvolvimento de dois veículos. Já está em fase de testes no solo um protótipo menor que o eVTOL. O outro projeto tem o tamanho real do veículo elétrico que as outras empresas estão desenvolvendo.

A Eve já firmou parceria com aéreas estrangeiras para o projeto e vai iniciar testes da operação logística no Rio ainda este ano usando helicópteros. Uma das parceiras já anunciadas é a Kenya Airways.

Fonte: G1

Últimas

Mercado de precatórios passa por uma revolução silenciosa

Mercado de precatórios passa por uma revolução silenciosa

26/04/2024

Plataformas digitais inovam no mercado secundário de precatórios com assinaturas eletrônicas e blockchain, aumentando a transparência...

Categorias