26 fevereiro, 2024

Últimas:

Embaixadora do Reino Unido posta foto de Charles cumprimentando Lula e diz que o rei tem ‘carinho pelo Brasil’

A embaixadora do Reino Unido em Brasília, Stephanie Al-Qaq, postou nesta sexta-feira (5) uma foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama, Janja da Silva, sendo cumprimentados pelo rei Charles III, da Inglaterra, durante jantar no Palácio de Buckingham. Al-Qaq disse que o cumprimento é prova do carinho do rei pelo Brasil e pelos brasileiros.

O rei Charles III cumprimentou o presidente Lula e a primeira-dama, Janja da Silva, em jantar no Palácio de Buckingham (Foto: Reprodução)

Lula e Janja foram convidados, junto com outras delegações estrangeiras, para o jantar na residência da monarquia britânica. Neste sábado (6), eles vão assistir à coroação de Charles III.

“Sua Majestade recebeu hoje o presidente @LulaOficial e @JanjaLula no Palácio de Buckingham. Uma prova do imenso carinho do Rei pelo Brasil e pelos brasileiros”, escreveu a embaixadora no Twitter.

O rei Charles III cumprimenta a primeira-dama Janja da Silva (Foto: Reprodução)

Também na rede social, Lula disse que conversou com Charles e com líderes de outros países.

“Encerrando o dia na Inglaterra. Agora a noite participei da recepção na véspera da coroação, onde conversei com o Rei Carlos III e chefes de estado da Alemanha, Israel, Irlanda, Coreia do Sul e outros países. Amanhã, ainda em Londres, participo das celebrações da #coronation”, escreveu o presidente.

Mais cedo, Lula e a primeira-dama estiverem no número 10 de Downing Street, residência e local de trabalho do primeiro-ministro, Rishi Sunak.

Na reunião, Sunak anunciou a doação de aproximadamente R$ 500 milhões para o Fundo Amazônia. O encontro entre Lula e o primeiro-ministro durou cerca de 40 minutos.

O presidente Lula chega ao Palácio de Buckingham, em Londres, para participar de uma recepção do Rei Charles III nesta sexta-feira (5) (Foto: Reprodução)

Coroação e confraternização

A coroação de Charles III e da rainha Camilla ocorrerá na manhã de sábado, a partir das 10h, na Abadia de Westminster. A cerimônia será conduzida pelo Arcebispo da Cantuária, Justin Welby, a principal autoridade da Igreja Anglicana.

Após a cerimônia, Lula participará de uma confraternização reservada, a convite do rei, juntamente com outros chefes de Estado que estarão em Londres para as festividades.

O governo federal considera a viagem do presidente Lula ao Reino Unido parte do relançamento das relações diplomáticas do Brasil desde a posse presidencial em janeiro.

Desde que tomou posse, Lula já visitou Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes, Portugal e Espanha e teve encontros com diversos líderes mundiais tanto no Brasil como no exterior.

Fonte: Agências

Últimas

UNESCO aponta as águas subterrâneas como a chave para as crises hídricas

UNESCO aponta as águas subterrâneas como a chave para as crises hídricas

26/02/2024

Na busca por soluções para a escassez hídrica global, os poços artesianos podem ser uma medida...

Categorias