Anúncios
Mais de 210 mutuários de Botucatu apresentam inadimplência junto à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), empresa vinculada à Secretaria de Estado da Habitação. O número corresponde a 28% do total dos 762 contratos formalizados atualmente pela estatal.
São considerados inadimplentes os mutuários que estão com o financiamento habitacional em atraso há pelo menos três parcelas.
Anúncios
As informações são da própria estatal que iniciou este mês mutirão de renegociação com os devedores, a fim de evitar situações como cobrança por meios legais e até mesmo quebras de contrato ou retomada do imóvel do mutuário.
A CDHU não informa os valores acumulados das dívidas, “dada a grande volatilidade e diversidade da carteira, uma vez que a cada mês entra e sai uma grande quantidade de clientes nessa contabilidade”. Dos 214 mutuários inadimplentes, 139 já possuem acordo anterior, mas não honraram os compromissos e se enquadram novamente na situação de devedores.
Anúncios
Na Cidade, o maior número de dívidas está no Conjunto Habitacional “Amando de Barros Sobrinho”, também conhecido como “Predinhos da CDHU”, na Vila Jardim, com 146 contratos apresentando algum tipo de débito acima de três parcelas.
Na sequência aparece o Bairro Jardim Nova Esperança, em Rubião Júnior, com 25 mutuários em débito. Já o conjunto “Antônio Hermínio Delevedove” (Cohab 4) concentra 24 dívidas em atraso.
No Jardim Aeroporto, nove contratos apresentam inadimplência junto à CDHU.
A CDHU lançou nesta semana mutirão que visa reduzir a inadimplência de mutuários. O devedor terá condições diferenciadas, como a isenção de juros em mora, para quem optar por quitar integralmente a dívida.
Também é oferecida isenção de entrada para quem tem dívida com até onze prestações e não fez nenhum tipo de acordo anterior com a estatal, pagamento de entrada no valor de apenas uma parcela para quem já tem acordo anterior. Também são oferecidos descontos de 5% a 10% do valor total do débito para dívidas a partir de doze ou com mais de 36 prestações em atraso.
As negociações podem ser feitas em contato com os escritórios regionais da companhia. Em Botucatu, um posto da CDHU está instalado no prédio da Prefeitura Municipal, na Praça Pedro Torres, 100. Informações adicionais podem ser obtidas pelo site cdhu. sp.gov.br ou mesmo no número 0800 000 2348.
Jornal Leia Notícias por Flávio Fogueral