18 abril, 2024

Últimas:

É normal a cachorra ficar muito triste durante o cio?

Anúncios

As mudanças comportamentais e físicas são comuns no período, mas vale ficar atento

Durante o cio a cadela pode passar por mudanças físicas e comportamentais. O período pede cuidados especiais e mais atenção dos donos, ainda mais se não existe interesse em que ela fique prenha e tenha filhotes.

Anúncios

O primeiro cio acontece entre os 6 meses e dois anos de idade, depende muito da raça e do porte da cachorrinha. No entanto, você já observou sua companheira de quatro patas mais apática e até triste neste período? Saiba agora se isso é normal ou se é melhor procurar por um veterinário 24 horas e pedir ajuda.

Como fica o comportamento da cadela

O comportamento de uma cadela no cio varia bastante. Tudo está relacionado com a fase do ciclo de reprodução que ela se encontra. As alterações mais comuns são:

Anúncios

Pedir mais atenção

Sua amiga canina pode ficar mais exigente e querer atenção a todo instante. Você vai sentir que ela está um pouco carente e até triste  Pode ficar tranquilo(a), pois faz parte do cio. Ainda assim, vale se dedicar mais a ela e mimá-la um pouquinho.

Ficar mais carinhosa

Com a necessidade de atenção, vem também um lado mais carinhoso com todos que moram na casa. Quem a cadela considera parte de sua matilha vai receber mais lambidas e pedidos de carinho. Pode acontecer também alguns comportamentos sexuais, não apenas com cães machos, mas com os donos.

Ficar mais agressiva

A agressividade é mais comum com tudo que possa ser considerado uma ameaça para a cadela. Isso inclui outras cadelas da casa que também estão no cio ou pets que competem pela atenção. Fique de olho para evitar brigas mais sérias e alguém sair machucado.

Ansiedade para sair

A ansiedade para sair pode surgir antes do período fértil. Durante os passeios, antes do cio começar, você notará que sua amiga ficará mais interessada em interagir com os machos do que com outras fêmeas. Quando notar os primeiros sinais do cio, o melhor é evitar os passeios.

Menor concentração nas atividades

Um lado mais preguiçoso e menos concentrado também aparece nas cadelas quando estão no cio. É normal e você não precisa se preocupar se ela ignorar os brinquedos e os chamados, desde que isso aconteça de vez em quando.

Quando há motivos para se preocupar

Apesar de ser normal a mudança de comportamento e humor, é sempre bom ficar atento e notar quando algo está muito fora do normal. A fêmea pode comer menos, mas se ficar mais de vinte e quatro horas sem se alimentar, vá ao veterinário.

Outra questão para observar é a quantidade de sangue do cio. O normal são pingos proporcionais ao tamanho da cadelinha. Se ela fica sentada em um local e se forma algo próximo a uma poça de sangue, vá imediatamente para a emergência, pois pode se tratar de piometria, uma infecção uterina grave.

As fases do ciclo de reprodução

O cio das cadelas é dividido em quatro fases. Abaixo, entenda como funciona cada uma delas.

Proestro

Primeira fase do cio, é quando a cadela começa a deixar pequenas gotas de sangue ao caminhar. Nele também ocorre o inchaço da vulva. Como não é o período fértil, a cachorra não tem interesse em se aproximar dos machos, mas pode ficar mais quieta, triste ou carinhosa com os donos.

Estro

Período fértil da cadela. Ela se torna mais receptiva aos machos e pode não apresentar tanto sangramento, apesar de a vulva ainda permanecer inchada. Além disso, seu comportamento pode variar bastante, indo de carinhosa a agressiva em pouquíssimo tempo.

Diestro

Fase de estimulação hormonal relacionada com a gestação. Mesmo cadelas que não cruzaram ou ficaram prenhas lidam com essa mudança hormonal, por isso, pode acontecer a chamada gravidez psicológica.

Anestro

Intervalo que acontece até o próximo proestro. É a fase em que a cadela não está no cio. Dura em média de 3 a 10 meses.

O que fazer neste período

Quando sua amiga de quatro patas estiver no cio, tente mantê-la o mais confortável possível. Não quer que ela tenha filhotes? Evite contato com machos e mantenha-a separada. Além disso, vale considerar a ideia da castração, para quando o cio tiver terminado.

Últimas

Categorias