29 março, 2024

Últimas:

Duas cidades no litoral de SP vão ignorar bloqueio e deixar praias abertas no Réveillon

Anúncios

Praia Grande e Peruíbe, no litoral de São Paulo, decidiram manter as praias liberadas durante o Réveillon, após o Governo do Estado anunciar que não se responsabiliza por fiscalização. Santos, São Vicente, Guarujá e Itanhaém manterão o acesso à orla bloqueados, mas afirmam que a efetividade da ação depende de auxílio da Polícia Militar. As demais cidades da Baixada Santista ainda não se posicionaram sobre o assunto.

O bloqueio às praias nos dias 31 e 1º de janeiro foi definido durante uma reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), que envolveu os nove atuais prefeitos e os eleitos da região. A decisão foi anunciada pelo presidente do grupo e prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB)

Anúncios

Segundo Barbosa, nesses dias há maior quantidade de pessoas na orla, tanto durante o dia como na virada do ano. “Objetivo é evitar a vinda das pessoas, porque as pessoas vêm com o objetivo de passar o Réveillon na praia e isso não será possível”, disse em coletiva de imprensa após a reunião, na última quarta-feira (23).

Para que a ação seja efetiva, seria necessário o apoio da Polícia Militar na fiscalização das barreiras nas orlas das cidades, segundo o Condesb. No entanto, o pedido de reforço foi negado pelo Governo do Estado, que afirmou que a fiscalização de estabelecimentos comerciais, assim como de praias e demais espaços turísticos municipais, é de responsabilidade das prefeituras.

Anúncios

Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos e presidente do Condesb, falou sobre as decisões tomadas pelos prefeitos da Baixada Santista — Foto: Prefeitura de Santos
Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos e presidente do Condesb, falou sobre as decisões tomadas pelos prefeitos da Baixada Santista (Foto: Prefeitura de Santos)

Situação das praias

Devido à falta de apoio, a Prefeitura de Praia Grande informou, em nota, que as praias do município estão liberadas. No entanto, novas medidas para o período de virada de ano serão estudadas pela administração municipal e divulgadas nos próximos dias. A prefeitura destacou, ainda, que a queima de fogos foi suspensa e que está proibida a queima de fogos particulares.

Peruíbe informou que a proibição só será possível caso haja apoio do estado, pois o município não possui estrutura para o fechamento de toda a extensão do local. Mesmo assim, a cidade adotou outras medidas para contenção de aglomerações, como dobrar o efetivo de fiscais de posturas, da Guarda Civil Municipal e a suspensão das autorizações para o transporte coletivo turístico.

Santos teve praias cheias e banhistas sem máscara no último dia 20 de dezembro — Foto: Matheus Tagé/Jornal A Tribuna
Santos teve praias cheias e banhistas sem máscara no último dia 20 de dezembro (Foto: Matheus Tagé/Jornal A Tribuna)

Enquanto isso, SantosSão Vicente, Guarujá e Itanhaém mantiveram a decisão e bloquearão o acesso à orla e ao mar das 7h do dia 31 de dezembro às 6h do dia 1º janeiro. A regra proíbe tanto o uso da faixa de areia como também do calçadão e, para isso, serão utilizados gradis para restringir o acesso dos pedestres.

Em São Vicente haverá também interdição das vagas de estacionamento na Praça Tom Jobim e na Praia do Gonzaguinha e do Itararé, além de barreira seletiva para acesso às ruas Constituição e Coaraci Paranhos, no Itararé, com entrada pela Rua Cláudio Luís da Costa.

Em Guarujá, o trânsito de veículos nas avenidas das praias seguirá liberado. Mesmo assim, o funcionamento de quiosques e comércio ambulante nas orlas marítimas, está proibido nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

A Prefeitura de Bertioga afirmou que definirá ainda nesta segunda-feira (28) o planejamento do Réveillon. Mongaguá não respondeu as questões enviadas pela reportagem até a última atualização desta matéria.

Barreiras sanitárias

Além de decidir pelo fechamento das praias, as prefeituras também anunciaram barreiras sanitárias para evitar a vinda de ônibus e vans de turismo para a região neste período. O Condesb chegou a pleitear a realização de barreiras sanitárias nas rodovias de acesso à Baixada, no Sistema Anchieta-Imigrantes e Mogi-Bertioga. No entanto, o pleito também foi descartado pela Artesp e Ecovias.

Segundo divulgado até o momento, haverá barreiras de orientação sanitária nas entradas de Santos, São Vicente e Guarujá.

Barreiras sanitárias serão instaladas em Santos para impedir que vans e ônibus de turismo adentrem a cidade — Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Santos
Barreiras sanitárias serão instaladas em Santos para impedir que vans e ônibus de turismo adentrem a cidade (Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Santos)

Em São Vicente, a barreira acontecerá entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro em horários de maior pico em seis pontos: Centro de Convenções, Ponte Pênsil, Divisa/Praia, Divisa/Tambores, Imigrantes (acesso I) e Imigrantes (acesso II).

Em Guarujá, as barreiras serão montadas nos dias 31 e 1º, com aferição de temperatura de todos os ocupantes dos veículos que tentarem entrar na cidade. Se constatada temperatura igual ou superior a 37,5º C, a entrada não será autorizada. Também estão mantidas as barreiras destinadas ao controle de acessos de ônibus, vans e similares com fins turísticos, que estão proibidos de entrar no município.

A Prefeitura de Itanhaém ressaltou que os veículos não foram impedidos de entrar na cidade e que os trabalhos das equipes são para orientação das pessoas dispostas a entrar no município. Enquanto isso, em Peruíbe, o município deixou de emitir autorização para transporte coletivo turístico, que está proibido de entrar e circular na cidade.

Fase amarela

A Baixada Santista segue na fase amarela do Plano São Paulo, o plano estadual para contenção do coronavírus. A decisão vai contra anúncio do governo estadual, que é mais restritivo para o período das festas de fim de ano.

De acordo com Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), as cidades da Baixada Santista irão seguir as determinações da fase amarela do Plano São Paulo, permitindo a abertura do comércio com restrições de horários e lotação máxima de pessoas permitida (veja as regras abaixo).

Plano SP — Foto: Reprodução
Plano SP (Foto: Reprodução)

Fonte: G1 – Foto: Itaicy Julio/Arquivo Pessoal

Últimas

Botucatu: Obituário 29 de março de 2024

29/03/2024

Anúncios Alzira de Jesus Covas – 87 anos Sepultamento Cemitério Jardim 30/03/24 Velório Complexo Funerário Anúncios...

Categorias