24 abril, 2024

Últimas:

Divulgada as datas do vestibular da Unesp 2018

Anúncios

Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública é pioneiro no Estado de São Paulo

O período de inscrições para o vestibular de ingresso na Unesp será de 11 de setembro a 9 de outubro. A Unesp dispõe de cursos de graduação distribuídos em 24 cidades do Estado.

Anúncios

A novidade para o Vestibular Unesp 2018 será a consolidação do Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública, iniciado no processo seletivo de 2014, de forma pioneira no Estado de São Paulo. No Vestibular 2018, 50% das vagas oferecidas serão destinadas aos candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Em 2017, 52,3% das vagas oferecidas foram preenchidas por alunos de escola pública.

A primeira fase do vestibular será no dia 15 de novembro e a segunda fase, nos dias 17 e 18 de dezembro. O resultado final será divulgado em 2 de fevereiro de 2018.

Anúncios

A Unesp oferece redução de 75% do valor da taxa para alunos de último ano do Ensino Médio da rede pública estadual paulista.

O Exame Vestibular
O formato do Vestibular Unesp 2018, em duas fases, tem como objetivo aferir o domínio das competências cognitivas, avaliadas relativamente aos conteúdos programáticos do Currículo do Estado de São Paulo e dos quatro eixos norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais, segundo as funções de observar, realizar e compreender. As provas possuem características próprias, consolidadas e bem definidas, em um modelo adotado desde o Vestibular 2010.

As provas têm caráter universal para todos os cursos e, tanto a primeira como a segunda fase, tratam de questões sobre os mesmos conteúdos programáticos. A primeira fase, de caráter mais generalista e eliminatório, objetiva a seleção inicial dos candidatos, embora também participe do processo classificatório. A segunda fase, de natureza mais específica, pretende a classificação definitiva dos candidatos, apesar de eliminar os que obtiverem nota zero em algum conjunto de questões que componham um eixo norteador (Ciências Humanas; Ciências da Natureza e Matemática; Linguagens e Códigos; Redação).

Sobre a Unesp
A Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) é uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras, com destacada atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. Mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, é uma das três universidades paulistas públicas e de ensino gratuito.

Há, no entanto, uma peculiaridade que a distingue das demais: é a única universidade presente em praticamente todo o território paulista. Sua estrutura multicâmpus está presente em 24 cidades do Estado de São Paulo, sendo 22 câmpus no Interior, um na Capital e um em São Vicente – o primeiro de uma universidade pública no Litoral Paulista.

Criada em 1976, a partir de institutos isolados de ensino superior que existiam em várias regiões do Estado de São Paulo, a Unesp tem 34 unidades. Elas oferecem 136 cursos de graduação, com 183 opções de entrada pelo vestibular, formam, por ano, 5,6 mil novos profissionais e são responsáveis por 149 programas de pós-graduação.

Infraestrutura
A Universidade possui mais de 1.900 laboratórios e 30 bibliotecas, mais de 3,2 milhões de títulos, incluindo livros e artigos/revistas. Além disso, à disposição de alunos e professores, há museus, hortos, biotérios, jardins botânicos e cinco fazendas experimentais, perfazendo uma área total próxima a 62 milhões de m2, sendo aproximadamente 972 mil m2 de área construída.

O Hospital das Clínicas de Botucatu, autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo desde 2011, mantém seu vínculo com a Faculdade de Medicina de Botucatu, nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. A Faculdade administra o Hospital Estadual de Bauru. Somam-se a esse conjunto três hospitais veterinários e clínicas de odontologia, psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia.

Ensino
Os 3,8 mil professores garantem sólida formação aos alunos. A Unesp oferece 183 opções de cursos de graduação nas áreas de Exatas, Humanidades e Biológicas. Na seleção para ingresso dos mais recentes Vestibulares realizados em dezembro de 2016 e junho de 2017, 113.924 candidatos disputaram 7.725 vagas.

Na graduação, quase 38 mil alunos podem participar de programas especiais de treinamento e realizar atividades extracurriculares. Eles têm ainda a possibilidade de atuar em empresas juniores, prestando diferentes tipos de serviços, como consultoria, assessoria, elaboração de projetos e pesquisas de opinião. Na pós-graduação, cerca de 14 mil alunos estudam em 149 programas, que oferecem mestrados acadêmicos e profissionais, além de doutorados acadêmicos.

Incentivos
Os alunos da Unesp contam com uma série de estímulos para seu aprimoramento. Há diversas modalidades de auxílios, como bolsas de iniciação científica, de extensão e de iniciação à docência, assim como bolsas que adotam critérios socioeconômicos como bolsas de apoio ao estudante e auxílio aluguel. A Universidade oferece, ainda, a perspectiva de participação em programas de intercâmbio de estudantes com bolsa concedida pela instituição anfitriã, por agências de fomento ou pela própria Unesp.

Mais informações: www.unesp.br/guiadeprofissoes

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Últimas

Esporte Clube Sírio inicia campanha de doações para refugiados

24/04/2024

Por meio do Sírio do Bem, Departamento de Filantropia da instituição, serão arrecadados itens para ajudar...

Categorias