24 abril, 2024

Últimas:

Dicas para ter uma cama mais aconchegante

Anúncios

Home Enxoval e Presente em um novo e aconchegante espaço no Boulervard Cidade! Venha conhecer Rua Azaléa 399 – Vila dos Médicos

Uma cama mais aconchegante facilita um bom repouso, trazendo mais disposição e bom humor pela manhã.

Um dos momentos mais aguardados do dia é, para muitos, a hora do sono. Nada mais justo, já que você passará quase um terço da sua vida dormindo. Uma cama mais aconchegante facilita um bom repouso, trazendo mais disposição e bom humor pela manhã.

Anúncios

Ao comprar o jogo de lençóis, opte por cores claras, evitando estampas muito chamativas (Fotos: Shutterstock)

O conforto passa muito pela questão dos aromas e da aparência”, afirma a professora de Tecnologia da Governança Desire de Oliveira, da Castelli Escola Superior de Hotelaria. Ter lençóis sempre limpos e passados, com cheirinho de amaciante ou aromatizador de tecidos, é básico.

Veja 12 dicas para ter uma cama mais aconchegante:

Anúncios

1) Escolha o colchão certo em relação a seu peso e altura. Verifique se a densidade e o tamanho do colchão estão adequados a seu estilo de sono. Não se acanhe e experimente o colchão na loja. Pergunte ao vendedor se, caso você não se adaptar, a loja troca o colchão comprado por outro modelo.

2) Mantenha a higiene do colchão. Além da limpeza periódica, deve ser feito de três em três meses o giro dos colchões – dos pés para a cabeça e da face de baixo pra cima. “Isso, além de aumentar o tempo de vida útil do colchão, evita pontos mais duros ou moles”, justifica Desire.

3) A periodicidade da limpeza do colchão deve ser conforme a sujeira e manchas acumuladas. Uma opção é chamar uma empresa especializada,que fará a higienização a vapor. Se a limpeza for feita em casa, cuidado para não molhar demais o colchão.

Prepare a espuma do produto do tipo limpa carpete e localize-a sobre a mancha, depois coloque o colchão ao sol. “Prefiro firmas especializadas porque têm uma máquina que aspira e seca. O colchão úmido é perigoso, pode causar doenças. Muitas das rinites e alergias de pele são causadas por problemas com a cama, como acumulo de fungos”, defende a Desire.

4) Use protetor de colchão, fazendo a troca junto com a roupa de cama, ao menos uma vez por semana. “Os melhores são os que têm a aba de elástico, não os que vestem por inteiro com zíper”, sugere, justificando que a facilidade na hora de retirar para limpar faz com que a pessoa realmente faça as trocas.

Travesseiros também precisam de protetores, que devem ser retirados para lavar semanalmente. (Foto: Shutterstock)

5) Escolha o travesseiro de acordo com a sua necessidade: baixo, regular ou alto. Atente para o material que é feito o recheio do travesseiro, experimente qual tipo de densidade você se adapta melhor. Além disso, os travesseiros também precisam de protetores, que devem ser retirados para lavar com a mesma frequência das demais roupas de cama. A troca semanal evita o acúmulo de fungos.

6) Prefira lençóis fabricados com 100% de algodão – há até opções ecológicas. “A malha e outras fibras sintéticas que não amassam enchem de bolinhas com a lavagem e não passam tanto conforto”. Tem quem goste de lençol de seda pura, entretanto o toque deste tecido é frio, explica Desire, e não conferem o mesmo conforto térmico que a roupa de cama feita de algodão.

7) Ao comprar o jogo de lençóis, opte por cores claras, evitando estampas muito grandes e chamativas. Leve em conta a quantidade de fios: quanto mais fios, mais maciez e suavidade. A partir de 200 fios por polegada já é possível perceber a diferença no conforto. Nas suítes VIP de hotéis só entram roupas de cama de 600 fios. Além disso, vale ficar de olho nas novas tecnologias em tecidos que proporcionam mais qualidade ao sono.

Novas tecnologias em tecidos proporcionam mais qualidade ao sono (Foto: Shutterstock)

8) Troque os lençóis ao menos uma vez por semana ou até antes, se sentir necessidade. “”Costumo sugerir a troca sempre que se perde o prazer de deitar naquela cama””, aconselha a profissional.

9) Em hotéis a maneira técnica de fazer a cama é envelopar todas as partes dos lençóis. Entretanto, para maior conforto a professora indica envelopar todos os lados apenas do lençol de baixo, o resto da roupa de cama somente na parte dos pés. “A maioria das pessoas gostam de sentir a roupa de cama firme, mas não apertada como se estivesse em um sarcófago”, explica. Por isso, depois de arrumar a cama é importante afofá-la, afrouxando as cobertas.

10) Depois do envelopamento da roupa de cama, prepare o leito dobrando uma das pontas de cabeceira do lençol no sentido diagonal. “Fica muito romântico! Deixa o chinelo ao lado da cama e o pijama sobre o travesseiro”, aconselha Desire.

11) Verifique se a cama não faz barulho ao deitar ou ao mover-se. Neste caso, o modelo box costuma ser mais silencioso do que a cama de madeira ou metal.

12) Mande fazer uma cabeceira acolchoada sob medida. Faz toda a diferença ao se acomodar para ler ou assistir televisão.

Fonte: Revista Zap

Últimas

Encontro entre saúde tradicional e holística traz benefícios

Encontro entre saúde tradicional e holística traz benefícios

24/04/2024

De acordo com a terapeuta Inês Telma, que dirige uma das maiores escolas de Reiki do...

Categorias