Dicas para manter a progressiva no verão (e sem danos!)

É muito comum recorrer aos alisamentos para ter mais praticidade com os fios no verão, no entanto, com os danos típicos da estação e a maior quantidade de lavagens nem sempre ele tem o resultado – ou a durabilidade – que você espera. Para ajudar a contornar os problemas, o hairstylist SYLVIO REZENDE dá dicas de cuidados indispensáveis.

PREPARE OS CABELOS

Ainda não fez a progressiva? “Corremos o risco de ter mais ressecamento devido ao grande numero de lavagens que fazemos no período, então a dica é FAZER PELO MENOS DUAS RECONSTRUÇÕES ANTES DO PROCEDIMENTO para criar uma proteção nessa fibra capilar. Se você sabe que vai fazer em uma semana, hidrate para que o resultado seja mais bonito e durável, porque as escamas estarão fechadas”, indica.

LAVE CORRETAMENTE

Escolher o xampu certo ajuda a manter os efeitos do alisamento. Foto: Thinkstock

Os produtos utilizados na lavagem também são muito importantes, então fique atenta na hora de escolher. “Evite usar xampus de pH alcalino ou ácido demais, porque eles podem interferir na remoção do efeito alisado. O IMPORTANTE É QUE ELE TENHA UM PH MAIS NEUTRO, COMO SEIS OU SETE. Já se você tem cabelos coloridos, o prioritário é escolher os próprios para manutenção da cor”, aconselha.

O banho, aliás, deve ser o seu grande aliado de nutrição e proteção para que as cutículas permaneçam bem seladas e saudáveis. “SEMPRE USE UMA MÁSCARA PARA HIDRATAÇÃO E UM BOM LEAVE-IN diário com proteção solar para que a escama não dilate e leve todo o seu esforço embora”, adverte.

TRANSFORME O SECADOR EM ALIADO

Calor do secador ajuda a reativar a progressiva. Foto: Thinkstock

Quando o secador é utilizado junto com um protetor térmico ele não traz grandes danos aos cabelos, e ainda ajuda a manter o aspecto liso que você ganhou com a química. “O segredo para durar muito é sempre dar uma secada depois de lavar, e não precisa escovar de fato. O CALOR AJUDA A REATIVAR A PROGRESSIVA, então evite deixar secar natural”, aponta o especialista.

PRAIA SEM DANOS

Vai passar o final de semana na praia ou na piscina? Então aposte nessa dica: “O melhor nessas ocasiões é umedecer os cabelos antes de entrar na água e depois passar um protetor térmico ou um ÓLEO DE OJON OU ARGAN NATURAL (evite pomadas e silicones). Faça um rabo de cavalo para evitar o contato direto no fio, porque assim ela irá bater, mas não penetrar nos seus cabelos. Quando sair, lave e hidrate”.

Fonte: Daquidali