segunda-feira, 16 maio, 2022
O Dia das Mães, segunda data comemorativa mais importante do ano para os lojistas, perdendo apenas para o Natal, não tem muito a ser comemorado dessa vez. Segundo pesquisa realizada pela Boa Vista com 500 micros e pequenos empresários, representantes dos setores do Comércio e de Serviços, coletada entre os dias 23 e 30 de abril, 55% dos entrevistados esperam quedas nas vendas se comparado com o mesmo período do ano passado, e para 93% dos pesquisados haverá retração dos gastos pelos consumidores.
Como medidas para sobrevivência, 85% dos entrevistados já adotaram ou irão implantar ações para manutenção do negócio, e 62% tentarão evitar despesas extras, além da redução de custos fixos e renegociação com fornecedores.
Questionados sobre medidas para contornar esse cenário e alavancar as vendas nesta data, as empresas apontam ações como estimular vendas nas redes sociais, criação de novas promoções, facilitar o prazo de pagamento, conceder descontos em produtos de estoques, criar um canal de vendas online (site próprio ou parceria), e oferecer novas formas de pagamentos.
Mesmo adotando ações de incentivo, empresários acreditam que consumidores irão priorizar outros produtos ao invés do tradicional presente, por meio compras online.
Quando o tema abordado é perspectiva de melhora no Brasil, 77% acreditam recuperar os negócios em até 12 meses, após a pandemia.
Apoio do e-commerce
O estudo identificou que 53% das MPEs já atuam com vendas pela internet (56% dentro do setor de comércio, e 48% em serviços), e 39% dos negócios, em média, são realizados através de sites de terceiros.
Em média, 41% das MPEs irão realizar alguma ação online para alavancar as vendas para o Dia das Mães, principalmente o setor de Comércio. Por outro lado, o estudo indica que, de modo geral, 31% das MPEs desconhecem todas as regras e indicadores para atuarem de forma completa e segura no mercado online, e tanto o setor de serviços quanto o de comércio sofrem com o desconhecimento de como mensurar resultados ao implantar um e-commerce e prospectar clientes.
Para 66% das empresas que atuam com e-commerce, o faturamento do online não ultrapassa 30% da representatividade no faturamento total.
Busca por crédito
A imprevisibilidade de retomada da economia irá estimular a busca por maior demanda de crédito, e o resultado do estudo aponta que 64% dos entrevistados do setor do Comércio certamente recorrerão a essa medida para diminuir os impactos causados pela crise nos negócios. Do setor de Serviços, 48% dos participantes também confirmam a necessidade de busca por crédito, mas o número indica que o setor possui um fôlego maior. De forma geral, 83% dos entrevistados demandarão crédito para conseguirem manter o negócio.
Questionados sobre a quem recorreriam para contratar crédito, em ambos os casos apontaram Bancos como predileção, seguido de familiares, financeiras e amigos.
O gráfico a seguir ilustra a quem os setores de comércio e serviço recorreriam na contratação de crédito:
Metodologia
Pesquisa sobre perspectivas de vendas para o Dia das Mães, realizada pela Boa Vista, entre 23 e 30 de abril, com 500 micros e pequenos empresários, representantes dos setores do Comércio e de Serviços, de todas as regiões do Brasil. Para a leitura dos resultados considerar cerca de 3 p.p.(pontos percentuais) de margem de erro e 80% de grau de confiança.
Notícias Botucatu
Os casos de colisão de veículos contra postes continuam altos na região de Bauru e Marília....
Leia Notícias – O Jornal de Botucatu/ Grupo Leia Notícias Site/Jornal Impresso/Site
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |