Descubra os motivos mais frequentes para as unhas quebradiças e saiba resolver

Unhas fracas e quebradiças são um problema muito frequente, e geralmente os tratamentos caseiros não apresentam eficácia suficiente para que elas cresçam fortes, bonitas e saudáveis. Descubra as causas para o problema, e o que de fato pode ajudar.

AS CAUSAS

“Um dos principais motivos é a genética, a pessoa já tem a tendência a ter unhas mais frágeis que o habitual. DEPOIS VEM O RESSECAMENTO, QUE É A GRANDE CAUSA EXTERNA devido ao contato excessivo com produtos químicos, lavagens das mãos e manipulação de papéis constantemente”, explica a dermatologista DANIELA RIBEIRO.

Alguns outros pontos menos frequentes também podem ser os culpados pela fragilidade, e vale investigar: “TEMOS AS DEFICIÊNCIAS DE VITAMINAS, ALTERAÇÕES HORMONAIS E ATÉ ALGUMAS DOENÇAS ESPECÍFICAS das unhas como micoses e psoríase. Uma dieta muito radical e a perda rápida de peso podem fazer com que as unhas sofram”.

COMO RESOLVER

O que não faltam são promessas de remédios caseiros para aumentar o enrijecimento, como é o caso da velha receitinha de cravo com alho dentro da base e esmalte. “Eles não são boas opções para o tratamento das unhas frágeis. ALGUMAS BASES FORTALECEDORAS MANIPULADAS E INDICADA POR DERMATOLOGISTAS PODEM FUNCIONAR SE A CAUSA NÃO FOR INTERNA”, garante.

As bases fortalecedoras encontradas em farmácia podem provocar certa melhora, mas isso puramente paliativo e pode até ser perigoso dependendo da fórmula. “A MAIORIA CONTÉM FORMOL, O QUE NÃO É RECOMENDADO, SOBRETUDO EM CONCENTRAÇÕES MAIORES. Ele age fortalecendo a superfície, mas diminui a flexibilidade, o que faz com que a unha esfarele com o uso constante e prolongado”, adverte a especialista.

O esmalte também apresenta certa vantagem para mantê-las longas e bonitas por mais tempo, contanto que você separe alguns dias exclusivamente para cuidados: “O USO DO ESMALTE AJUDA A SELAR A UNHA E ASSIM EVITA QUE ESTA FIQUE DESCAMANDO, O QUE DE UMA CERTA FORMA ACABA FORMANDO UM FILME E DIFICULTANDO A QUEBRA. Alguns, principalmente os chamados de top coat, contém substâncias que aumentam a adesão e agem protegendo a superfície. No entanto, algumas vezes é o excesso que causa descamação, fragilidade e esbranquiçamento, quando usamos sem uma pausa antes da nova esmaltação”.

Hidratar ajuda a fortalecer e evitar quebras. Foto: thinkstockManter uma dieta balanceada é outro cuidado que funciona, já que garante que você não tenha falta de nutrientes essenciais para as unhas. “SE O CORPO TIVER FALTA DE FERRO E POUCA PROTEÍNA, AS UNHAS IRÃO SOFRER”, alerta.

A hidratação é um ponto fundamental, portanto, não deixe de fazer diariamente. “Ela é importantíssima para unhas bonitas e fortes. Você deve utilizar um CREME PRÓPRIO PARA AS MÃOS OU UM ÓLEO para que fique hidratada o tempo todo”, indica.

No consultório, é possível recorrer ainda ao laser, que fortalece sem efeitos negativos. “HOJE DISPOMOS DESSA FERRAMENTA QUE PODE TRATAR TOPOS OS TIPOS DE FRAGILIDADE DAS UNHAS, independente do motivo”, conta.

Fonte: Daquidali

Últimas

Botucatu: Obituário 7 de dezembro

07 dez 2021

Aurora Lopes de Andrade – 85 anos Sepultamento 07/12/21 às 15h no Cemitério Jardim Velório Complexo...

Categorias

Scroll Up