18 abril, 2024

Últimas:

Deputado Fernando Cury conquista a inclusão de Botucatu e Jaú em programa São Paulo Amigo do Idoso, do Governo do Estado

Anúncios

Apenas 20 cidades paulistas poderão receber centro para idosos. Em reunião na Secretaria de Desenvolvimento Social, parlamentar também trata de novo edital do CONDECA

Anúncios

Na tarde desta quarta-feira, 20 de outubro, o deputado estadual Fernando Cury participou de uma reunião com a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, e com o diretor executivo da pasta, Gabriel Henrique, para tratar de dois assuntos relacionados à assistência social, um dos principais pilares do trabalho do parlamentar.

A primeira pauta da reunião foi a inclusão das cidades de Botucatu e Jaú no Programa São Paulo Amigo do Idoso, para que as duas cidades sejam contempladas com o Centro de Longevidade Ativa (CLA), um espaço com serviços voltados ao acolhimento, atendimento e inclusão de pessoas com 50 anos ou mais em situação de vulnerabilidade social.

Anúncios

Além das atividades de convivência, o CLA terá ações para promover a inclusão produtiva, novas carreiras e empreendedorismo entres os idosos, incluindo apoio à qualificação e formação, além de atividades envolvendo tecnologia.

O Governo do Estado investirá R$ 850 mil em cada Centro de Longevidade Ativa, e a contrapartida dos municípios deverá ser a doação do terreno para a instalação da unidade e a contratação de pessoal. “Vou formalizar essas questões com o prefeito Pardini, de Botucatu, e com o prefeito Ivan Cassaro, de Jaú, para que ambas as cidades possam aderir à ação”, afirma Fernando Cury. “O estado de São Paulo tem 645 municípios e apenas 20 cidades foram contempladas com um CLA. Ou seja, é uma grande oportunidade para Botucatu e para Jaú, de acolher as pessoas de sua população que encontram-se em situação de vulnerabilidade”, completa o deputado.

O Programa São Paulo Amigo do Idoso é um programa de fomento e articulação de políticas públicas voltadas à garantia de direitos da pessoa idosa e à promoção do envelhecimento ativo. O programa conjuga esforços de 13 secretarias de estado, do Fundo Social de São Paulo e do Conselho Estadual do Idoso, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Outro tema discutido foi o lançamento do próximo edital do CONDECA, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, do qual o deputado Fernando Cury é o presidente, para que as entidades assistenciais e prefeituras possam inscrever seus projetos em prol das crianças e dos adolescentes e, assim, receber financiamento.

Assessoria

Últimas

Categorias