25 abril, 2024

Últimas:

Cuidados que devem ser tomados durante as promoções da Black Friday

Anúncios

Adotada da cultura americana, a Black Friday por aqui é um período do ano em que muitos consumidores lotam o comércio atrás dos melhores descontos. Porém, isso não significa que tudo é tão bom quanto parece, sendo necessário tomar um certo cuidado na hora de sair às compras.

Só na edição de 2019[1] , os lojistas tiveram um retorno de R$ 3,2 bilhões, sendo que 55% das vendas foi feito por meio da internet, por dispositivos móveis, como os smartphones.

Anúncios

Por esses fatores, o cuidado deve ser não só com as mercadorias e as promoções, mas com a segurança dos dados de quem opta pela compra on-line. Confira algumas cautelas e aproveite as promoções que realmente valem a pena.

Pesquise os preços antecipadamente

Um dos maiores perigos e problemas enfrentados pelos consumidores durante o período da Black Friday são os preços enganosos. Por via de regra, a Black Friday significa a diminuição dos valores a níveis absurdos, mas é aí que está o alerta.

Anúncios

Muitas lojas mal intencionadas elevam os preços de mercadorias dias antes da Black Friday e, durante o evento, acabam promovendo o custo padrão do produto como se ele estivesse em promoção.

Para ajudar nessa tarefa, existem extensões para navegadores web e aplicativos que monitoram a variação nos preços de uma determinada mercadoria, avisando quando eles estão em uma promoção que seja, de fato, vantajosa para você.

Desconfie de descontos muito altos

O guarda-roupa dos seus sonhos está sendo anunciado pelo preço de um abajur? Desconfie, pois, ele pode ser um produto de mostruário, que não está nas melhores condições de uso, ou ainda pode ser resquício de algum lote defeituoso. Ao encontrar um produto barato demais, analise com calma todos os detalhes e certifique-se de que ele não vai te deixar na mão a curto prazo.

Tome cuidado com compras impulsivas

É fato que a Black Friday concentra, em uma semana, todos os preços mais interessantes que os consumidores esperam o ano inteiro. Com isso, é muito fácil sair enchendo o carrinho com tudo que você encontra pela frente.

Nesse momento é preciso ter calma, pois fica ainda mais fácil adquirir produtos que não vão ter utilidade no seu cotidiano. Sendo assim, em vez de economizar, o consumidor acaba gastando um dinheiro que poderia ter sido usado para outros destinos.

Peça informações completas

Mesmo na correria, peça ajuda de funcionários e pessoas das lojas que você está comprando. Algumas perguntas importantes são:

  • o produto é novo ou de mostruário?
  • há garantia?
  • o preço divulgado vale somente para pagamento à vista?
  • o estabelecimento entrega o produto na sua casa?
  • há troca em caso de defeito?

No caso de produtos parecidos, como televisões e computadores, tome cuidado para não levar 8 por 80. Confira se as informações técnicas da caixa conferem com o item embalado.

Garanta segurança on-line

Ao longo dos anos, os comércios eletrônicos têm ganhado cada vez mais procura dos consumidores, que querem pagar menos e ainda ter a comodidade de fazer tudo sem sair de casa.

Na hora de comprar on-line, fique atento aos certificados de segurança dos sites, geralmente, indicados por um cadeado na barra de navegação, e ao fornecimento de dados pessoais, incluindo informações de cartões de crédito.

Opte por ambientes de confiança e guarde registros da tela, comprovantes ou mensagens trocadas com o vendedor em caso de necessidade.

Analise o custo-benefício

Muitos brasileiros estão guardando dinheiro ao longo do ano para gastar com suas listas de compras na Black Friday. Com a oportunidade de poder adquirir basicamente quaisquer itens pagando menos, o desejo tende a ser mais alto.

Nesse aspecto, considerar o que está sendo comprado, com base na utilidade daquele produto no seu cotidiano, evita gastos excessivos e arrependimento posterior. Afinal, não é porque você comprou o produto em uma promoção que ele vai ser melhor que outro que poderia ter sido comprado em outra época, porém, com mais qualidade.

Confira o valor total no caixa

Por fim, na hora de pagar as compras, é necessário ficar atento ao valor total dos produtos e contestar quaisquer divergências nos preços anunciados pelo lojista.

Aqui, vale anotar e tirar foto das etiquetas de preços, além de observar se o valor é aplicável para todas as formas de pagamento, assim como se há garantias e quaisquer outros aspectos que influenciem no preço ou na sua experiência com aquele produto.

Últimas

TelevisaUnivision anuncia resultados do primeiro trimestre de 2024

25/04/2024

Anúncios A TelevisaUnivision, empresa líder mundial em mídia e conteúdo em espanhol, anunciou hoje os resultados...

Categorias