Anúncios
Geralmente, o rosto é a parte do corpo que recebe mais atenção quando o assunto é beleza e bem-estar. Por ser a região mais visível de nossos corpos e um potente instrumento de comunicação, é raro encontramos alguém que não utilize, pelo menos, protetor solar e cremes para o rosto.
Contudo, uma região do rosto merece atenção redobrada e cuidados especiais: os nossos olhos. Sendo um dos órgãos mais sensíveis e complexos do corpo, a manutenção da saúde dos olhos deve estar entre nossas prioridades.
Anúncios
Presente em todos os animais vertebrados, os olhos, como sabemos, são os órgãos responsáveis pela visão. Ao receberem as ondas de luz, emitidas ou refletidas, eles convertem essa informação, enviam-na para nosso cérebro e formam imagens para que reconheçamos o ambiente ao nosso redor por meio dos fenômenos da física óptica.
No Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 50 milhões de pessoas sofrem de algum tipo de distúrbio da visão. Vale ressaltar que muitas dessas condições são curáveis e passíveis de prevenção. É exatamente por isso que o cuidado com os olhos é tão importante.
Anúncios
Pensando nisso, separamos algumas das principais recomendações sugeridas pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) para te ajudar a manter seus olhos sempre saudáveis.
Entretanto, vale lembrar que as dicas apresentadas são para prevenção de doenças e manutenção da saúde. Ao perceber qualquer irregularidade com seus olhos e sua visão, consulte um médico oftalmologista.
Não esfregue os olhos
Muitas vezes, coçar ou esfregar os olhos são hábitos que adquirimos ao longo da vida por diversos motivos, inclusive, a timidez. Levar a mão ao rosto e, em especial, aos olhos, é um mecanismo de distração que nossa mente desenvolve para situações nas quais nos sentimos vulneráveis.
A verdade é que essa prática pode ser extremamente prejudicial para a saúde de nossos olhos. Quando os esfregamos, a fricção provocada pode lesionar essa região tão sensível. Além disso, as mãos podem estar contaminadas com vírus, fungos, bactérias e outros micro-organismos que podem infeccioná-los.
Para ser ter uma ideia, a maior parte dos casos de conjuntivite contagiosa foram transmitidas pelas mãos da pessoa infectada.
Não fume
Sabemos que o tabagismo é prejudicial à nossa saúde como um todo, mas algumas doenças dos olhos podem ser desencadeadas especialmente pelas toxinas do cigarro. Está cientificamente comprovado que a degeneração macular, a catarata e os danos do nervo óptico estão associadas ao consumo do cigarro.
Mexa-se
Praticar atividades físicas vai melhorar seu bem-estar por completo. No que diz respeito à saúde dos olhos, o mau condicionamento físico afeta diretamente a circulação das vitaminas que deveriam chegar na região, tanto para nutri-la, quanto para prevenir potenciais danos à visão.
Qualquer mudança na rotina já te trará resultados. Quem não tem o hábito de se exercitar pode começar, por exemplo, fazendo 30 minutos de caminhada, 4 vezes na semana.
Durma bem
O sono é uma parte essencial de nossas vidas, sendo o único momento em que nossos olhos descansam por completo da recepção constante de luz. O sono também é extremamente importante para lubrificação dos olhos. Idealmente, o recomendado para a manutenção da saúde ocular são entre 7 e 8 horas de sono.
Reserve momentos longe das telas digitais
No mundo contemporâneo, computadores e celulares tornaram-se instrumentos de trabalho, comunicação e diversão. Assim, a maioria de nós passa grande parte de nossos dias em frente às telas desses dispositivos. É essencial, porém, que reservamos momentos longe da emissão constante dessa luz artificial.
Tenha bons hábitos alimentares
Manter uma alimentação saudável, assim como praticar exercícios e parar de fumar, vai te trazer diversos benefícios. No que diz respeito aos olhos, alguns cuidados especiais, mas bastante simples, devem ser tomados.
A ingestão regular de água vai manter seus olhos sempre hidratados. Já o açúcar deve ser evitado, pois, ele prejudica a visão quando consumido em excesso, fazendo surgir novas doenças ou agravando condições pré-existentes. Por fim, a ingestão abundante de folhas verdes e vegetais avermelhados vai proporcionar as vitaminas que os olhos precisam.