Anúncios
O verão é a estação mais quente do ano e, historicamente, registra altas temperaturas. Para amenizar o calor do período, é comum que as pessoas façam mais atividades ao ar livre. No entanto, essa estratégia pode ampliar a exposição ao sol e o contato com os raios ultravioletas, causando sérios problemas com a pele se alguns cuidados forem ignorados. Pensando nisso, Kátia Candido Ayres, docente da área de estética do Senac Botucatu, alerta que o sol é um dos grandes vilões para a saúde da pele, principalmente da face, que fica constantemente exposta.
“As altas temperaturas e a exposição constante ao sol estão associadas ao envelhecimento precoce. E nesse período no qual, inevitavelmente, as pessoas terão maior contato com os raios ultravioletas, é preciso redobrar os cuidados, como, por exemplo, aumentando a frequência do protetor solar”. A docente acrescenta também que é fundamental lavar bem o rosto com sabonete adequado para remover resíduos de suor e as sujidades do dia a dia.
Anúncios
Outro ponto de atenção são as manchas, que nesse período deverão se intensificar. Por isso, a orientação é utilizar cosméticos para amenizá-las, entretanto, eles não devem ter ácidos em sua composição. Já a pele do corpo e os cabelos também precisam de atenção.
“É muito importante aplicar corretamente o protetor solar no corpo de maneira uniforme, prestando a atenção a todas as partes que ficarão expostas, em especial ao peito do pé, joelhos, mãos e orelhas. Os cabelos também merecem cuidado especial, já que a água salgada e o cloro podem ficar acumulados nos fios, causando danos como ressecamento e pontas duplas. Para minimizar esses impactos após o banho de mar ou piscina, enxague os fios e hidrate-os”, sugere Kátia.
Anúncios
E se ainda, quando as férias terminarem houver algum descontentamento, um especialista da área de estética pode ajudar. Atualmente, existem muitos procedimentos capazes de amenizar os danos causados pelo excesso de sol e calor. “No segmento de dermocosméticos há uma série de produtos específicos que, aliados a procedimentos personalizados, ajudam a recuperar a saúde da pele e trazer de volta sua vitalidade. Para complementar, sempre use um hidratante facial próprio para a região”, pontua a profissional.
Dicas anotadas? Pois, então, acompanhe outras orientações da docente do Senac Botucatu:
· Abuse dos hidratantes específicos para cada parte do corpo;
· Hidrate-se muito com água, sucos e água de coco;
· Tome banho morno ou frio;
· Utilize roupas com proteção solar, chapéus, bonés e proteja-se do sol excessivo, principalmente nos horários que a radiação está mais intensa, entre às 10h e 16h;
· O uso de protetor solar é necessário durante todo o ano. No dia a dia, o uso do protetor FPS30 é suficiente e deve ser aplicado a cada duas ou três horas;
· Se você tiver a pele mista ou oleosa, prefira produtos livres de óleo – oil free, fluído ou gel creme. Caso sua pele seja normal ou seca, pode utilizar cremes ou gel creme.
Investindo em conhecimento
O Senac Botucatu possui um amplo portfólio de temas para ampliar o conhecimento teórico e prático na área, um deles é o curso Técnico em Estética, que está com inscrições abertas. Para saber mais, acesse: www.sp.senac.br/botucatu.
E a instituição está com a campanha Cursos Técnicos por R$ 99 mensais, desenvolvida para reforçar que o aprendizado técnico pode ser o caminho ideal para quem busca uma oportunidade de traçar novas rotas na carreira, especializar-se em uma área de interesse ou até mesmo conseguir uma recolocação profissional.
Com Assessoria – Foto por cookie_studio – br.freepik.com