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Clientes de uma pousada no Guarujá, no litoral de São Paulo, foram alvo de um golpe nos últimos dias depois que hackers invadiram a conta do Instagram e o número de WhatsApp do estabelecimento.
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Acreditando em um falso anúncio com preços atrativos, cerca de 10 mil pessoas chegaram a fazer reservas de diárias para a Moa Pousada, localizada na praia de Pernambuco, região que é um dos principais destinos turísticos do Guarujá. O cálculo do número de vítimas é da proprietária do espaço, Elaine Lima, que corre para tentar normalizar a situação, a qual define como “muito difícil”. Algumas clientes só descobriram o golpe ao chegar à pousada.
Elaine conta que o wifi do espaço foi invadido por meio de um celular em Guarulhos, na Grande São Paulo, no último dia 3. Um aviso ao email da pousada sobre o acesso à rede social por meio de um aparelho diferente do usual chamou a atenção dos proprietários. Eles descobriram então que estavam com a conta da rede social bloqueada, já que os responsáveis pelo ataque mudaram o email para a recuperação de senha.
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Aproveitando-se da situação, os criminosos anunciaram na rede social uma promoção para casal com diárias no valor de R$ 270 com todas as refeições incluídas e sem cobrança para crianças, preço abaixo do normalmente cobrado e que atraiu um grande número de interessados. Além de fazer depósitos por Pix, os clientes se comunicaram com um número de WhatsApp que pertencia aos criminosos, e não o da pousada. Foram feitas reservas para pacotes de fins de semana e para o Réveillon.
“Amigos meus começaram a compartilhar o anúncio da promoção achando que estariam me ajudando e virou um negócio muito grande”, conta Elaine Lima.
Além do Instagram, os ladrões também invadiram o número de WhatsApp original da pousada para evitar que as vítimas entrassem em contato com os proprietários. Vendo que o aplicativo de mensagens não estava funcionando, os responsáveis pela pousada compraram um novo chip e recuperaram o número, conseguindo dessa forma conversar com parte dos clientes que tinham sido enganados.
“Foi uma avalanche de muita gente que reservou me chamando no WhatsApp e por email. Algumas pessoas são bem compreensivas, entendem que caíram num golpe, e outras não, querem de qualquer forma vir. Comecei a receber hóspedes, que fecharam, pagaram e vieram”, relata. “Está bem difícil mesmo”, afirma a empresária sobre a situação.
Ela fez boletim de ocorrência, criou uma nova conta no Instagram para avisar sobre o golpe e entrou em contato com a empresa Meta, responsável pela administração da rede social no Brasil, pedindo a retirada do antigo perfil do ar. Até esta quinta-feira (13), seis dias após o contato com a empresa, a página antiga com o anúncio feito pelos criminosos ainda permanecia funcionando. Veja abaixo vídeo da proprietária alertando sobre o golpe.
Fonte: R7