22 de outubro, 2024

Últimas:

Criminosos aplicam golpe com falsa promoção após hackear Instagram de pousada no Guarujá

Anúncios

Clientes de uma pousada no Guarujá, no litoral de São Paulo, foram alvo de um golpe nos últimos dias depois que hackers invadiram a conta do Instagram e o número de WhatsApp do estabelecimento.

Anúncios

Acreditando em um falso anúncio com preços atrativos, cerca de 10 mil pessoas chegaram a fazer reservas de diárias para a Moa Pousada, localizada na praia de Pernambuco, região que é um dos principais destinos turísticos do Guarujá. O cálculo do número de vítimas é da proprietária do espaço, Elaine Lima, que corre para tentar normalizar a situação, a qual define como “muito difícil”. Algumas clientes só descobriram o golpe ao chegar à pousada.

Elaine conta que o wifi do espaço foi invadido por meio de um celular em Guarulhos, na Grande São Paulo, no último dia 3. Um aviso ao email da pousada sobre o acesso à rede social por meio de um aparelho diferente do usual chamou a atenção dos proprietários. Eles descobriram então que estavam com a conta da rede social bloqueada, já que os responsáveis pelo ataque mudaram o email para a recuperação de senha.

Anúncios

Aproveitando-se da situação, os criminosos anunciaram na rede social uma promoção para casal com diárias no valor de R$ 270 com todas as refeições incluídas e sem cobrança para crianças, preço abaixo do normalmente cobrado e que atraiu um grande número de interessados. Além de fazer depósitos por Pix, os clientes se comunicaram com um número de WhatsApp que pertencia aos criminosos, e não o da pousada. Foram feitas reservas para pacotes de fins de semana e para o Réveillon.

“Amigos meus começaram a compartilhar o anúncio da promoção achando que estariam me ajudando e virou um negócio muito grande”, conta Elaine Lima.

Além do Instagram, os ladrões também invadiram o número de WhatsApp original da pousada para evitar que as vítimas entrassem em contato com os proprietários. Vendo que o aplicativo de mensagens não estava funcionando, os responsáveis pela pousada compraram um novo chip e recuperaram o número, conseguindo dessa forma conversar com parte dos clientes que tinham sido enganados.

“Foi uma avalanche de muita gente que reservou me chamando no WhatsApp e por email. Algumas pessoas são bem compreensivas, entendem que caíram num golpe, e outras não, querem de qualquer forma vir. Comecei a receber hóspedes, que fecharam, pagaram e vieram”, relata. “Está bem difícil mesmo”, afirma a empresária sobre a situação.

Ela fez boletim de ocorrência, criou uma nova conta no Instagram para avisar sobre o golpe e entrou em contato com a empresa Meta, responsável pela administração da rede social no Brasil, pedindo a retirada do antigo perfil do ar. Até esta quinta-feira (13), seis dias após o contato com a empresa, a página antiga com o anúncio feito pelos criminosos ainda permanecia funcionando. Veja abaixo vídeo da proprietária alertando sobre o golpe.

Fonte: R7

Talvez te interesse

Últimas

Pela primeira vez no Oriente Médio e Norte da África...

Categorias