Coreia do Norte acusa EUA de ‘discurso duplo’ por teste de míssil

A Coreia do Norte acusou os Estados Unidos de usar um “discurso duplo” sobre seus testes armamentistas, reportou nesta quinta (noite de quarta, 20, no Brasil) a imprensa estatal após uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre o tema.

Pyongyang disparou na terça-feira um novo tipo de míssil balístico de um submarino (SLBM), o último de uma série de testes nas últimas semanas, o que levou Washington e Londres a convocar a reunião diplomática em Nova York.

Mas um porta-voz do ministério das Relações Exteriores norte-coreano informou que o teste não foi dirigido aos Estados Unidos, mas foi feito “puramente pela defesa do país”.

“Não há necessidade de que os Estados Unidos se preocupem ou se incomodem com os disparos de testes”, disse o porta-voz em comunicado divulgado pela agência oficial KCNA.

Ele acrescentou que as críticas de Washington a Pyongyang por “desenvolver e testar o mesmo sistema de armas que os Estados Unidos possuem ou estão desenvolvendo é uma clara expressão de discurso duplo”.

“Desperta nossas suspeitas” sobre a sinceridade de Washington de que não tem intenções hostis com o país, afirmou.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, culpou recentemente os Estados Unidos pelas tensões em torno de seu programa armamentista.

O presidente americano, Joe Biden, tem prometido manter aberta a busca de uma aproximação diplomática com Pyongyang.

Fonte: Yahoo!

Scroll Up