28 de novembro, 2024

Últimas:

Core Aesthetic? O que são essas tendências que vêm dominando o mundo da moda

Anúncios

Já faz um tempo que o termo core se tornou habitual para designar certas tendências estéticas, englobando não somente a indústria da moda como outros setores do design. Enquanto há algumas pessoas que acreditam que essa expressão já está sendo usada em excesso, ainda há outras que sequer compreendem o seu significado e ficam perdidas a cada nova tendência que surge.

O uso da palavra “core” como sufixo se popularizou nas redes sociais, especialmente no Tik Tok,  com a intenção de demostrar adoração por um estilo específico, uma vez quepode ser traduzida da língua inglesa como “a parte central, mais profunda ou essencial de qualquer coisa”. Existindo também a possibilidade de ter recebido influência do termo “hardcore”, que há décadas é utilizado para identificar algo como forte ou extremo.   

Anúncios

No entanto, saber somente a semântica dessa palavra não é suficiente para se manter a par com todas as tendências Core que são o grande hype do momento. Já que embora algumas sejam bastante autoexplicativas, como o Brazilcore que ganhou evidência durante a Copa do mundo, têm algumas que são mais difíceis de entender. Por isso aproveite a lista a seguir para ficar por dentro das principais estéticas Core que já bombaram no cenário fashion.    

Glossário das Tendências Core Aesthetic

Royalcore

Anúncios

Com uma derivação chamada Regencycore, essa estética é inspirada pela moda da realeza europeia retratada em séries como Bridgerton, The Great e The Crown. As peças que seguem essa tendência possuem elementos românticos e históricos como rufos, mangas bufantes, laços e rendas.

Calças são deixados um pouco de lado nos visuais Royalcore, que são, geralmente, compostos por vestido ou a combinação blusa de estilo antigo como um corset e uma saia midi, comprida ou até mesmo curta que remeta a silhueta de tempos antigos.

Para completar o look, acessórios como chapéus, luvas, pérolas e camafeus trazem ainda mais a atmosfera nostálgica para a produção.       

Cottagecore

O Cottagecore fez bastante sucesso nos últimos anos, impulsionado pelos efeitos da pandemia da Covid-19, visto que ele se fundamenta na idealização da vida do campo como um refúgio.

Desse modo, a natureza é a principal inspiração para montar visuais confortáveis e aconchegantes. Isso se traduz através de roupas com tecidos naturais, leves e fluidos, modelagens soltas, tons terrosos, bordados, estampas florais e xadrezes.

Além disso há ainda uma preferência por itens feitos a mão, como crochês e tricôs. Para se proteger do sol, acessórios como chapéus e lenços são muito utilizados, da mesma maneira que bolsas de palha, adornos e pingentes delicados com flores e laços se fazem presente.

Fairycore

A natureza também aparece como inspiração no Fairycore, no entanto, essa estética é centralizada em torno da magia e encanto de seres mitológicos, em especial, as fadas. Em vista disso, podemos ter componentes bem fantasiosos, como asas, orelhas de elfo e coroa de flores, fazendo com que os looks fiquem com uma cara mais de cosplay.

Todavia, é possível embarcar nessa tendência de um modo muito mais sútil, apostando em rendas e tecidos leves e com transparência, tons neutros e terrosos, mangas bufantes, corsets, saias e vestidos compridos, assim como acessórios com símbolos místicos.

Gorpcore

Seguindo uma linha totalmente diferente, o Gorpcore prioriza a utilidade e praticidade dos looks ao invés da estética. Isso resulta em peças com um estilo mais minimalista e esportivo para serem utilizadas sobretudo como equipamento e proteção em atividades outdoor.

Entretanto, por outro lado,  a tendência trouxe influências para o street style com a volta da calça cargo com seus bolsos utilitários, assim como saias, shorts, casacos e jaquetas com essa mesma pegada, sempre feitos com materiais resistentes como nylon, sarja e moletom.

Normcore

Já o estilo Normcore, uma das primeiras tendências core a viralizar, também se caracteriza pelo minimalismo. Conduto, dessa vez isso ocorre devido a ideologia de não utilizar a moda como um meio de diferenciação, sendo um contramovimento ao excesso, exagero e ostentação da indústria. Por isso, no Normcore vemos peças que não são feitas para se destacar, já que são básicas, simples, com cores neutras e muitas vezes genderless.

Um dos benefícios de visuais nessa estética é a versatilidade e atemporalidade dos itens que se mantêm sempre atuais.

Kidcore

O Kidcore apela para a nostalgia dos tempos de criança, trazendo para as roupas elementos divertidos, lúdicos e coloridos. Logo, as tonalidades vibrantes e com maior saturação predominam nos looks dessa estética, deixando o visual bastante alegre.

Outro recurso para deixar a produção com esse estilo é a utilização de estampas com referências de personagens e figuras que fazem alusão à infância. Além disso, Kidcore é responsável por chamar de volta alguns clássicos de décadas passadas como jardineiras, tênis com luzes, braceletes e colares de amizade, bem como a utilização de bottons e adesivos como enfeites, resultando em looks bem chamativos.

Barbiecore

O ano de 2022 deixou em evidência um ícone que fez parte da infância de muitas pessoas, a boneca Barbie. Graças ao filme sobre a personagem que será lançado em 2023, passamos a ver diversos visuais no estilo Barbiecore. Interpretações bem literais, nas quais, contavam com a figura ou o nome da boneca ou até mesmo com o uso da cor rosa em demasia foram comuns nas redes sociais.

Contudo, essas não foram as únicas influências que essa tendência trouxe, itens queridinhos dos anos 90 e 2000 também foram utilizados para entrar nessa vibe. Entre eles estão, croppeds, jeans de cintura-baixa, minissaias, conjuntos de veludo, saltos plataforma, bijuterias e acessórios de cabelo com figuras de estrelas, corações e borboletas, da mesma forma que bolsas e mochilas de tamanho pequeno foram muito utilizadas.   

Mermaidcore

Conchas, pérolas, escamas, metalizado, glitter, tons de azul e verde, tecidos leves e fluídos, tudo isso faz parte da estética Mermaidcore, que promete dominar o universo fashion no começo de 2023. Inspirado no visual sereia, a tendência deixa em evidência a silhueta de mesmo nome, que remete à cauda desse ser místico, podendo aparecer tanto em vestidos quanto em saias.

Os looks podem contar inclusive com outros elementos que se referem aos mares e oceanos, como animais marinhos, servindo para deixar ainda mais nítida a fonte de inspiração da produção.

Talvez te interesse

Últimas

Em iniciativa inovadora no Brasil, estado do Piauí e Valid lançam projeto piloto para emissão da CIN para recém-nascidos diretamente...

Categorias