28 março, 2024

Últimas:

Contra coronavírus, orientação médica é Natal e Réveillon apenas com o núcleo familiar

Anúncios

Com o aumento dos casos de Covid-19 no Brasil, a questão do momento em discussão em praticamente todas as famílias e rodinhas de amigos é manter ou suspender as celebrações de Natal e Réveillon. Exatamente por causa do distanciamento imposto pela pandemia, muita gente estava aguardando com ansiedade as festas para encontrar os familiares e amigos. E agora, o que fazer? O infectologista João Paulo Poli e o intensivista Maurício Rigonatti, ambos do Grupo São Francisco, que faz parte do Sistema Hapvida, orientam a manter apenas ceias e festividades com as pessoas do mesmo núcleo familiar. Ou seja, aquelas que dividem a mesma casa, que têm convivência diária.

 “Infelizmente, neste Natal e Réveillon devemos evitar reuniões com outros grupos familiares, com pessoas idosas e com doenças crônicas”, afirma o infectologista. Aglomeração dentro das residências, em que várias pessoas ficam confinadas e tiram as máscaras para comer, beber e falar, são eventos com potencial para disseminar o coronavírus, alerta o infectologista. “Uma pessoa contaminada pode transmitir o vírus para várias outras. Temos de lembrar que idosos e doentes crônicos podem manifestar formas graves da Covid-19. Então, é melhor evitar este tipo de evento até que todos estejam vacinados”, frisa.

Anúncios

Rigonatti também defende Natal e Réveillon apenas com as pessoas do núcleo familiar. Ele ressalta que a questão não é o número de pessoas, mas o fato de elas circularem em grupos diferentes, o que aumenta o risco de contaminação. “Para a segurança de todos, o ideal é que as pessoas fora do círculo de convivência participem da festa de forma online pelo celular ou notebook. A única forma com risco zero de contágio é a festa por videoconferência”, ressalta. Há quem esteja se programando para fazer o teste antes da ceia de Natal e do Réveillon, numa tentativa de participar das festas tranquilo. Mas o médico intensivista frisa que essa medida não dá garantia de estar livre do coronavírus. A pessoa pode estar com a doença incubada e ainda não ser detectada no exame, mas já está transmitindo. 

Para quem mesmo assim vai receber pessoas de outros núcleos familiares, o infectologista João Paulo Poli orienta a planejar a festa de maneira a reduzir o risco de contágio. Primeiramente, escolher o lugar mais arejado da casa para a reunião. Pode ser jardim, terraço, varanda, garagem aberta ou qualquer outro lugar que haja fluxo de ar. Outra dica é as pessoas de um mesmo núcleo familiar permanecerem juntas e mais distantes das demais, com pelo menos dois metros de distância. E cuidado redobrado com idosos e com quem tem comorbidades. 

Anúncios

E festas sem beijos e abraços. Uso de máscara tempo integral, exceto quando estiver comendo e bebendo, e higienização das mãos várias vezes, orientam os dois médicos. Outra recomendação é festa sem música. Isso porque, ao cantar ou falar mais alto por causa do som ambiente, as gotículas de saliva voam a distância maiores, explica o infectologista. Se a pessoa estiver com o coronavírus, aumenta significativamente o potencial de espalhar o vírus para quem está na festa. Mas ele ressalta: “Nenhuma dessas medidas evita totalmente o contágio. O ideal mesmo é Natal e Réveillon apenas com quem é da mesma casa. Deixar para confraternizar depois que estivermos vacinados”, finaliza João Paulo Poli.

Leia Notícas com Assessora HapVida

Últimas

Rauva descomplica burocracia para brasileiros que desejam abrir negócio em Portugal

28/03/2024

Anúncios LISBOA, Portugal, March 28, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — Portugal é um destino cada vez mais...

Categorias